A Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta quarta-feira (25), uma sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Vegetarianismo. A data, instituída pela Lei Municipal nº5.817/2022, é celebrada anualmente em 23 de outubro.
.jpeg?no-cache=1698328970049)
A sessão foi idealizada pelo vereador Venâncio Cardoso e contou com a presença de vereadores, representantes de entidades, vegetarianos, veganos, entusiastas, empreendedores gastronômicos, profissionais de saúde, de proteção animal, da agroecologia, de reciclagem ecológica e demais convidados.
Na abertura da sessão, o vereador Venâncio Cardoso destacou a importância da data para a conscientização sobre a importância do vegetarianismo e do veganismo.
"Essa sugestão que recebi de um grupo de vegetarianos da cidade, prontamente levei ao plenário para votação, e hoje concretizamos em solenidade com a participação de vegetarianos, veganos, entusiastas, empreendedores do ramo, gastronômicos, profissionais da saúde, protetores de animais, profissionais da agroecologia e da reciclagem ecológica, para além da participação online pela transmissão no YouTube", concluiu.", disse Venâncio Cardoso.
.jpeg?no-cache=1698329067733)
Nathália Nunes, advogada e membro da Comissão de proteção e defesa dos animais da OAB-PI, ressaltou a mudança de vida após se tornar vegetariana, para além dos benefícios, e reforçou os dispositivos legais sobre direito dos animais.
"A Constituição Federal, em seu capítulo intitulado meio ambiente, garante proteção à fauna vedando práticas que constituam situações de crueldade aos animais e exigindo legislação que garanta o bem-estar dos mesmos dentro de práticas excluídas da classificação de crueldade por emenda constitucional".
Após a sessão, foi servido um coquetel com cardápio vegano, produzido por empreendedores de Teresina.

Sobre o vegetarianismo
O vegetarianismo vem ganhando cada vez mais adeptos em Teresina. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Vegetariana Brasileira (AVB), em 2022, 5,7% dos teresinenses se declaram vegetarianos ou veganos.
A cidade conta com uma rede crescente de restaurantes e empresas que oferecem opções vegetarianas e veganas. Além disso, Teresina também sedia eventos e feiras voltados para o vegetarianismo e o veganismo.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano