Sessão Solene celebra Dia Municipal do Vegetarianismo

Publicado em 26/10/2023 10:50
Por: Euro Viveiros

A Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta quarta-feira (25), uma sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Vegetarianismo. A data, instituída pela Lei Municipal nº5.817/2022, é celebrada anualmente em 23 de outubro.

O vereador Venâncio Cardoso foi o idealizador da sessão

A sessão foi idealizada pelo vereador Venâncio Cardoso e contou com a presença de vereadores, representantes de entidades, vegetarianos, veganos, entusiastas, empreendedores gastronômicos, profissionais de saúde, de proteção animal, da agroecologia, de reciclagem ecológica e demais convidados.

Na abertura da sessão, o vereador Venâncio Cardoso destacou a importância da data para a conscientização sobre a importância do vegetarianismo e do veganismo.

"Essa sugestão que recebi de um grupo de vegetarianos da cidade, prontamente levei ao plenário para votação, e hoje concretizamos em solenidade com a participação de vegetarianos, veganos, entusiastas, empreendedores do ramo, gastronômicos, profissionais da saúde, protetores de animais, profissionais da agroecologia e da reciclagem ecológica, para além da participação online pela transmissão no YouTube", concluiu.", disse Venâncio Cardoso.

Nathália Nunes, advogada e membro da Comissão de proteção e defesa dos animais da OAB-PI, ressaltou a mudança de vida após se tornar vegetariana, para além dos benefícios, e reforçou os dispositivos legais sobre direito dos animais.

"A Constituição Federal, em seu capítulo intitulado meio ambiente, garante proteção à fauna vedando práticas que constituam situações de crueldade aos animais e exigindo legislação que garanta o bem-estar dos mesmos dentro de práticas excluídas da classificação de crueldade por emenda constitucional".

Após a sessão, foi servido um coquetel com cardápio vegano, produzido por empreendedores de Teresina.

Sobre o vegetarianismo

O vegetarianismo vem ganhando cada vez mais adeptos em Teresina. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Vegetariana Brasileira (AVB), em 2022, 5,7% dos teresinenses se declaram vegetarianos ou veganos.

A cidade conta com uma rede crescente de restaurantes e empresas que oferecem opções vegetarianas e veganas. Além disso, Teresina também sedia eventos e feiras voltados para o vegetarianismo e o veganismo.