Sessão solene homenageia os 12 anos da Pastoral do Povo de Rua de Teresina

Publicado em 07/02/2024 14:10

A pastoral oferece acolhimento, palestras, espiritualidade e alimentação

A Câmara Municipal de Teresina promoveu na manhã desta quarta-feira (7) a sessão solene em comemoração aos 12 anos da Pastoral do Povo de Rua de Teresina. A homenagem foi proposta pelos vereadores Edilberto Borges - Dudu, Joaquim Caldas, Paulo Lopes e Vinicio Ferreira.

Estiveram presentes autoridades religiosas, parceiros, membros, representantes do governo e ex-acolhidos. Na composição da mesa de honra, o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito; o coordenador da pastoral, padre João Paulo Carvalho; o ex-acolhido Francisco Araújo; o empresário Sílvio Leite; e os vereadores Dudu e Elzuila Calisto.

O vereador Paulo Lopes reconheceu a importância do trabalho que é “muitas vezes invisível” para a população e também aplaudiu o espaço destinado ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade na Fazenda da Paz.

A pastoral tem endereço na Rua Anísio de Abreu, Centro Sul

Em seguida, foi exibido o documentário sobre a história e as ações da pastoral, um trabalho surgido da conscientização sobre a falta de moradia de muitos indivíduos, especialmente devido ao uso abusivo de substâncias psicoativas.

“Precisamos ir além da mera assistência e garantir políticas públicas que previnam e enfrentem essa realidade. Não podemos mais permitir que os pobres dependam apenas da piedade alheia. Devemos acreditar no poder público e exigir políticas afirmativas que promovam a justiça social e a inclusão”, disse o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.

O momento de oração foi conduzido pelo Arcebispo Dom Jacinto

Para apoiar as atividades da pastoral é fundamental contar com o suporte de profissionais especializados em saúde, orientação jurídica e acolhimento, para encaminhar os atendidos às comunidades terapêuticas ou aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Além disso, é importante oferecer programas de capacitação e formação profissional, visando a inserção no mercado de trabalho, o aumento da renda e o apoio para reintegração ao emprego.