Sessão Solene na CMT destaca a Valorização dos Artistas e Cultura em Teresina

Publicado em 26/09/2023 15:54
Por:

Na manhã desta terça-feira, dia 26 de setembro, a Câmara Municipal de Teresina (CMT) realizou uma Sessão Solene em homenagem aos artistas da cidade. A solenidade foi presidida pela vereadora Elzuila Calisto (PT) e contou com a presença de figuras importantes da cena cultural e artística de Teresina, bem como líderes de coletivos e entusiastas da cultura local.

Vereadora Elzuila Calsito (PT) e artista Safira Bengell

Durante a sessão, diversos temas cruciais para a cultura teresinense foram abordados. Safira Bengell, renomada artista e ativista cultural, trouxe à tona a questão do abandono do centro histórico da cidade, ressaltando a importância de revitalizar essas áreas para preservar nossa rica história.

O vereador Ismael, que também participou da sessão, destacou a necessidade de valorização dos artistas locais. Ele reforçou seu compromisso com a cultura teresinense, inclusive destinando emendas para o projeto "Banda nas Escolas", que tem como objetivo levar a música e a arte para as salas de aula.

A sessão solene  contou com a presença de figuras importantes da cena cultural e artística de Teresina

Nelson Nery, conselheiro estadual de cultura, e Pedro Vidal, do conselho municipal de cultura, somaram suas vozes à discussão. Pedro Vidal enfatizou a importância da reforma do Museu da Imagem e do Som, uma instituição fundamental para preservar nossa história audiovisual.

Társio de Carvalho, representando o apresentador Mariano Marques, enfatizou como o apresentador tem sido um aliado constante dos artistas locais, sempre abrindo portas e promovendo a cultura teresinense.

Carlos Veras, conhecido dançarino, ator e produtor cultural, trouxe à tona uma questão crucial: a transparência e a aplicabilidade dos recursos da lei Paulo Gustavo. Ele destacou a importância de garantir que os recursos destinados à cultura sejam utilizados de forma eficiente e beneficiem verdadeiramente os artistas e a comunidade.

A sessão foi encerrada com as palavras do secretário de cultura, Neto do Angelim, que apresentou projetos de música em execução nas escolas e esclareceu pontos sobre sua gestão à frente da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

Essa Sessão Solene na CMT foi um importante passo para destacar a relevância da cultura em Teresina e reforçar o compromisso de todos os presentes com a preservação, valorização e promoção das artes e da cultura local. A CMT, juntamente com os artistas e entusiastas da cultura, segue ouvindo e atendendo a população em prol de uma cidade mais rica e diversificada culturalmente.