Nesta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Teresina prestou homenagem ao Centro Maria Imaculada, instituição de referência no tratamento de pessoas com hanseníase, mantida pela Ação Social Arquidiocesana (ASA). A sessão solene, de iniciativa do vereador Eduardo Draga Alana, buscou fortalecer o debate público, valorizar a vida e atuar diretamente contra a desinformação e o preconceito, além de ser alusiva à campanha Setembro Roxo, dedicada à conscientização sobre a doença.
“O Piauí é o terceiro estado com mais casos diagnosticados em todo o nosso país. Precisamos intensificar as políticas públicas para combater o preconceito e garantir que órgãos públicos, autoridades e parlamentares tenham a visão de destinar verbas para essa causa. Após a primeira dose do remédio, a pessoa não pode mais transmitir a doença. É importante esclarecer, informar e agir”, chamou a atenção o vereador Eduardo Draga Alana.
Paulo Lopes, paciente atendido pelo Centro Maria Imaculada, reforçou que a hanseníase tem cura e que o medicamento é gratuito. Ele afirmou que um dos principais desafios é tratar as perdas emocionais e aquelas causadas pela dor do preconceito. “O Centro é a nossa segunda casa. É lá que encontramos respeito, dignidade e o profissionalismo que precisamos”.
A coordenadora do Centro Maria Imaculada, Stephanie Maria Pereira Santos, fez um apelo por mais suporte à instituição, que atende mais de 100 municípios do Piauí. Ela sinalizou a necessidade de tornar o tratamento da hanseníase mais acessível, uma vez que a doença ainda é "muito vulnerabilizada, discriminada e estigmatizada".
"Ainda não temos esse apoio do Estado, o que é tão importante e necessário para que a gente possa dar continuidade ao tratamento e ao diagnóstico precoce de muitas pessoas”, cobrou a coordenadora Stephanie Santos.
Muitas vezes, foi necessário recorrer à Fundação Municipal de Saúde e ao Ministério Público para assegurar recursos, pagamento de profissionais e condições adequadas de funcionamento, de acordo com a secretária executiva da Ação Social Arquidiocesana, Carla Simone Miranda Borges.
A sessão solene foi transmitida pela Câmara TV e está disponível, na íntegra, no Youtube.
Representantes comerciais do Piauí são homenageados em sessão solene
Leônidas Júnior propõe transporte para catadores em Teresina chegarem aos pontos de coleta de lixo
Vereador Leôndidas Júnior apresenta projeto que exige carteira de vacinação para matrícula escolar em Teresina
Em audiência pública, FMS apresenta relatório de contas da saúde do 2º quadrimestre de 2025
Sessão solene reconhece atuação do Centro Maria Imaculada no tratamento da hanseníase
Vereadora Ana Fidelis tem dois projetos que ampliam direitos de pacientes na saúde aprovados