
A Câmara Municipal de Teresina realizou, na manhã desta terça-feira (14), sessão solene em homenagem ao Dia do Técnico Industrial. A iniciativa da solenidade partiu do vereador Venâncio Cardoso, que justifica a importância de se valorizar a categoria. “Uma data de relevância nacional que tem uma história que vem sendo escrita há mais de 50 anos, com a Lei que criou a profissão do Técnico Industrial de nível médio. Então eu queria parabenizalos e agradecer pela confiança”, afirma o vereador.

Segundo dados oficiais do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), há atualmente mais de 814 mil profissionais registrados no Brasil atuando em áreas diversas como edificações, eletrotécnica, mecânica, eletrônica, telecomunicações, automação, meio ambiente, geoprocessamento, refrigeração e climatização, entre outras modalidades.

Para a conselheira Cirila Borges, é um momento de reconhecimento, memória e compromisso. “Ao longo da história, os técnicos têm sido fundamentais para o desenvolvimento de nosso país”, disse. Segundo ela, são profissionais que transformam projetos em realidade, impulsionam a indústria, constroem soluções e garantem a segurança e a inovação em todas as áreas em que atuam.

“O dia 23 de setembro é o dia em que comemoramos a criação do ensino técnico do país e, portanto, se tornou o dia da categoria profissional dos técnicos industriais. Hoje no Brasil, nós temos em todos os estados os sindicatos, nós temos uma federação nacional e nós temos os conselhos regionais e o conselho federal. Agora, para chegar a esse nível, não foi muito fácil. Foi uma grande luta, onde alguns técnicos que iniciaram esta luta não se encontram mais no nosso meio”, proferiu fala emocionado o Conselheiro Federal Titular pelo Estado do Piauí, José Anchieta de Moura.

Professor do Instituto Federal do Piauí, Antônio Celso afirmou que o compromisso da instituição com esses meninos e meninas é a formação de técnicos e técnicas industriais de qualidade, capazes de exercerem sua profissão com todas as atribuições conferidas pela lei. “Estou sempre oportunizando, fazendo essa ponte com o conselho, para que esses alunos possam ter ciência de suas atribuições, de tal forma que eles possam sair do IFPI sabendo seus direitos e deveres.

Além de reunir a direção de conselhos, professores e profissionais de várias categorias, a cerimônia teve a presença de estudantes de curso técnicos, e foi transmitida ao vivo na Câmara Tv, canal no YouTube.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano