Três professores recebem título de cidadania teresinense

Publicado em 08/08/2025 16:58
Por: Alexandre Fonseca
A solenidade aconteceu no plenário da Câmara

Presidida pelo vereador Leônidas Júnior, a 10ª sessão solene de entrega do título honorífico de Cidadania Teresinense, realizada na manhã de sexta-feira (8), homenageou os professores Rogério Castelo Branco da Silveira, Cláudia Cristina da Silva Fontineles e Ivânia Ghesti.

Vereador Daniel Carvalho, Ivânia Ghesti, vereador Leôndidas, Cláudia Fontineles, ex-vereador Renato Berger e Rogério Castelo Branco

A honraria ao professor Rogério Castelo Branco da Silveira foi proposta pelo ex-vereador Renato Berger. Rogério construiu uma sólida trajetória, chegando a conduzir a tocha olímpica em 2016. “Não sei expressar em palavras a paixão por essa terra”, disse emocionado.

Professora Cláudia

A professora Cláudia Cristina da Silva Fontineles recebeu o título por proposição do ex-vereador Pedro Fernandes. Natural de Parnaíba, no litoral piauiense, Cláudia é doutora em História e atua como professora da Educação Básica nas redes estadual, municipal e particular em nossa capital. Também foi professora do Ensino Superior na Universidade Estadual do Piauí, nos campi Poeta Torquato Neto e Clóvis Moura, além do Instituto Federal de Educação. Atualmente, é professora efetiva do curso de História da Universidade Federal do Piauí.

Professora Ivânia

Referência nacional na defesa da infância, Ivânia Ghesti foi homenageada pelo vereador Daniel Carvalho. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília e especialista em Justiça da Infância e Juventude pela Universidade de Gênova, Ivânia atua na Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), além de integrar o Comitê Gestor da Primeira Infância da Justiça do Distrito Federal. Em 2024, foi reconhecida como Embaixadora da Primeira Infância, em razão do seu trabalho na promoção do Pacto Nacional pela Primeira Infância e na proteção das crianças.

“Receber este honroso título no mês do aniversário de Teresina só amplia meu compromisso e minha responsabilidade com esse propósito. E não trocá-la jamais, como diz o seu hino”, agradeceu Ghesti.