
Na manhã de terça-feira (14), na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), o vereador Venâncio Cardoso ministrou uma oficina de Prática Legislativa para vereadores e vereadoras do estado. A atividade fez parte do lançamento da Escola das Borboletas, iniciativa da AVEP Mulher em parceria com o TCE-PI, voltada à formação e fortalecimento da atuação das vereadoras piauienses no legislativo.

Durante a oficina, o vereador Venâncio abordou a importância da parceria entre vereadores e o Tribunal de Contas, destacando o papel constitucional do parlamentar como fiscal do Município e sua atuação no exercício do Controle Externo. Em sua fala, destacou as principais funções do vereador:
“O vereador tem um papel essencial na fiscalização do Município. Quando atuamos em parceria com o Tribunal de Contas, conseguimos garantir mais transparência, eficiência e responsabilidade na gestão pública, sempre em benefício da população.”

A assessora jurídica legislativa da Câmara Municipal de Teresina, Valquíria Gomes, complementou a oficina apresentando as espécies normativas e os trâmites legislativos, aprofundando a parte técnica da formação.

O evento reuniu parlamentares de diferentes municípios do Piauí e contou ainda com a presença do presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, que abriu o lançamento; da diretora geral da Escola de Gestão e Controle e conselheira do TCE-PI, Flora Izabel; da diretora da AVEP Mulher, vereadora Cleidimar Tavares; e do diretor da AVEP, Roberto Leal.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano