O vereador Inácio Carvalho (PT) apresentou um Indicativo de Projeto de Lei que propõe alterações na Lei nº 2.138, de 21 de julho de 1992, que regula o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Teresina. O objetivo é adequar a legislação municipal às normas vigentes nos âmbitos estadual e federal, além de proporcionar maior justiça e eficiência na gestão dos direitos dos servidores municipais.
Entre as mudanças sugeridas, destaca-se a ampliação da licença-paternidade de cinco para vinte dias, garantindo aos pais um período mais adequado para o acolhimento e os primeiros cuidados com seus filhos recém-nascidos ou adotados. A iniciativa busca alinhar a legislação municipal à Constituição do Estado do Piauí (Art. 252-A, § 3º), que já prevê esse benefício.
"Essa ampliação é um avanço na valorização da família e no fortalecimento dos vínculos nos primeiros dias de vida da criança. Precisamos garantir aos pais servidores um tempo adequado para essa fase tão importante, promovendo bem-estar tanto para os trabalhadores quanto para seus filhos", afirmou o vereador Inácio Carvalho.
Outra alteração proposta é a possibilidade de parcelamento das férias em até três períodos, desde que solicitado pelo servidor e de acordo com o interesse da Administração Pública. Caso opte pelo parcelamento, o servidor terá direito ao adicional de férias integralmente no primeiro período de gozo.
De acordo com o parlamentar, essa medida já é adotada nos âmbitos estadual e federal e confere maior flexibilidade para que o servidor planeje melhor seu descanso e compromissos pessoais, sem comprometer a prestação dos serviços públicos.
"A modernização do Estatuto dos Servidores de Teresina é essencial para garantir direitos que já são realidade em outros níveis administrativos. Com essa proposta, buscamos conciliar a valorização do servidor com uma administração mais eficiente e organizada", destacou o vereador.
O projeto agora segue para análise na Câmara Municipal, onde será debatido entre os parlamentares e poderá ser transformado em Projeto de Lei para votação e eventual sanção pelo Executivo Municipal.
Representantes comerciais do Piauí são homenageados em sessão solene
Leônidas Júnior propõe transporte para catadores em Teresina chegarem aos pontos de coleta de lixo
Vereador Leôndidas Júnior apresenta projeto que exige carteira de vacinação para matrícula escolar em Teresina
Em audiência pública, FMS apresenta relatório de contas da saúde do 2º quadrimestre de 2025
Sessão solene reconhece atuação do Centro Maria Imaculada no tratamento da hanseníase
Vereadora Ana Fidelis tem dois projetos que ampliam direitos de pacientes na saúde aprovados