Na manhã desta quarta-feira (04/09), o vereador Petrus Evelyn conduziu, na Câmara Municipal de Teresina, uma audiência pública para discutir medidas de prevenção a acidentes em escolas da capital.

O debate foi motivado pela morte da menina Alice Brasil, de apenas 4 anos, ocorrida em 5 de agosto, quando uma penteadeira caiu sobre ela dentro de uma escola particular. O caso comoveu a cidade e reforçou a urgência de aprimorar as normas de segurança em ambientes educacionais.

A audiência reuniu vereadores, autoridades, especialistas em segurança, representantes de órgãos fiscalizadores, educadores e os pais da criança, Cláudio Sousa e Dayana Brasil, que agradeceram a iniciativa do parlamentar.
Durante sua fala, o vereador destacou a gravidade da situação encontrada nas unidades de ensino:
“Praticamente todas as escolas públicas estão irregulares, são situações muito perigosas para as crianças. Eu mesmo estive em uma fiscalização e a diretora pensou que minha visita era por causa de outro acidente. A partir de agora vamos trabalhar para mudar essa realidade”, afirmou.
No dia 19 de agosto de 2025, o vereador Petrus Evelyn protocolou na Câmara o Projeto de Lei Alice, que prevê medidas de baixo custo e fácil execução para reforçar a segurança em creches e escolas, tanto públicas quanto privadas, com atenção especial a espaços lúdicos, como brinquedotecas e parquinhos.

A proposta tem como base a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e normas técnicas de segurança, além de dialogar com a Lei Lucas, que trata da capacitação em primeiros socorros.
Com a realização da audiência, a expectativa é de que sejam definidos encaminhamentos para intensificar a fiscalização nas escolas de Teresina e estabelecer protocolos permanentes de segurança, a fim de prevenir novas tragédias como a que vitimou Alice.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano