
Nome Completo: Edson Moura Sampaio Melo
Partido: Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
Gabinete:
E-mail: ver.edsonmelo@teresina.pi.leg.br
Redes Socias:
Mandatos
Legislatura Nº 19 - TitularEdson Melo
Biografia
Edson Moura Sampaio Melo nasceu em 08 de fevereiro de 1954, na cidade de Teresina (PI). Pai de cinco filhos e casado com Alessandra Cabral Sampaio Melo, é um dos vereadores mais atuantes e experientes de Teresina. Sempre fiel ao PSDB, é o único remanescente da época de fundação do partido no Piauí, pelo então prefeito de Teresina, Wall Ferraz, em 1988.
Edson Melo é professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aposentado e foi o primeiro coordenador do mesmo. No início da década de 1980, Edson Melo também fez parte da diretoria do Clube de Engenharia e da ADUFPI (Associação dos Docentes da UFPI). Iniciou sua carreira política como Secretário de Transportes de Teresina na gestão do prefeito Wall Ferraz (de 1986 a 1988).
Candidatou-se a vereador em 1988 e foi eleito pela primeira vez pelo PMDB. Hoje, Edson Melo está em seu oitavo mandato na Câmara Municipal de Teresina, o sétimo pelo PSDB. Na casa, já foi duas vezes presidente, nos biênios 1993/1994 e 1997/1998. Atualmente é o primeiro secretário.
Sua atuação como vereador de Teresina se caracteriza em requerer obras e serviços para a melhoria da população e demonstra preocupação especial com o setor de trânsito e transporte público, bem como na área habitacional, principalmente com relação ao uso e ocupação do solo urbano.
Entre os seus projetos, o que mais ganhou repercussão foi a lei que torna obrigatória a participação de artistas locais nos grandes eventos de Teresina. Promulgada pela Câmara Municipal de Teresina em março de 2012, a lei visa beneficiar os músicos locais e estimular empresários a divulgar a cultura teresinense.
No âmbito da saúde, o vereador também é atuante. Em 2012, o parlamentar também apresentou um projeto que dispõe sobre a obrigação das redes de farmácias em disponibilizarem serviço gratuito de medição de pressão, uma forma de dar atenção à saúde da população. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara dos Vereadores e já está em vigor. Além também da lei que obriga prédios a instalarem redes de proteção em suas áreas de sacada para evitar acidentes e coibir a triste prática do suicídio.
Notícias Relacionadas

Confira a relação de homenageados do Prêmio Mérito Legislativo 2024
_1200x630.jpg)
Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo para 27 personalidades