Audiência Pública debate a inserção do Carnaval na Política Pública municipal de Teresina

Publicado em 27/09/2023 14:07
Por: Euro Viveiros

A iniciativa é da vereadora Fernanda Gomes (SD), e atraiu a atenção de diversos setores da sociedade. A audiência aconteceu no plenário da Câmara Municipal, reuniu representantes de agremiações carnavalescas, artistas, gestores públicos, acadêmicos e membros da comunidade, todos interessados em discutir como a maior festa popular do Brasil podem ser melhor integrada às políticas municipais.

Representantes de agremiações carnavalescas, artistas, gestores públicos participaram da audiência pública convocada pela vereadora Fernanda Gomes

Estiveram presentes na audiência o coordenador de movimento de The Carnaval, Messias Júnior, o presidente da Associação dos Blocos Carnavalescos do Piauí – ABCP, José Raulino Castelo Branco Neto, o presidente do Sindicato dos Lojistas e Comércio do Piauí, SINDILOJAS Tertulino Ribeiro Passos, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina,  Pedro Vidal Melo, o presidente da liga das escolas de samba de Teresina,  Jamil Said presidente da Skindô e representando o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves – FCMC, Neto do Angelim.

O Plenário José Ommati foi ocupado pelos participantes da audiência

Durante o debate foram discutidas propostas para a inclusão do Carnaval na Política Pública do Município. Entre as sugestões apresentadas estão a criação de uma comissão premente de organização do carnaval e o fundo específico para financiar os desfiles e eventos carnavalescos, a promoção de oficinas e cursos para capacitação de artistas e a valorização da cultura local.

A vereadora Fernanda Gomes, proponente, reforçou a importância de preservar as tradições locais e ressaltou o papel do carnaval na promoção da cultura e do turismo na cidade, anunciando os recursos destinados. “Com a ajuda do executivo, nosso dever, como legisladores, é garantir que o Carnaval em Teresina continue, não apenas como evento, mas como plataforma de inclusão e renda. Desde o início da legislatura, destino mais de R$ 500 mil para a cultura por acreditar que transforma vidas”, finalizou.

O Coordenador de Movimento de The Carnaval, Messias Júnior, destaca que é necessário encontrar maneiras de preservar a essência do Carnaval, mesmo diante das adversidades e da regulamentação que é uma barreira. “Lidamos com uma burocracia complexa que muitas vezes atrasa nossos preparativos e nos impede de realizar plenamente nosso potencial criativo. Pedimos a redução de taxas e a agilidade dos processos para que a comunidade carnavalesca se concentre na preservação e na celebração desta tradição cultural”, pontuou.

O vereador Ismael Silva (PSD)  também esteve presente  manifestou apoio à proposta da vereadora Fernanda Gomes, destacando a importância de preservar e fortalecer a tradição carnavalesca em Teresina.