Convocada pelo vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), foi realizada nesta quarta-feira (12) uma Audiência Pública, para discutir a queda na produção de caju e seus derivados na cidade de Teresina.
Segundo o parlamentar, produtores locais têm relatado uma redução significativa na safra do caju nos últimos anos, bem como a falta de incentivo por parte da gestão municipal na oferta de assistência técnica aos agricultores. “O objetivo maior da nossa audiência é entendermos o que está acontecendo, é a gente saber se existe alguma praga que está afetando a produtividade do caju na nossa região e o que o município de Teresina pode fazer para resgatarmos e requalificarmos tecnicamente essa produção de caju na nossa capital”, apontou Aluísio Sampaio.
Segundo o chefe-geral da Embrapa, Anísio Ferreira Lima Neto, a falta de dados acerca da produção de caju na capital piauiense é um entrave para a ampliação da cultura frente às potencialidades que a região oferece. “Eu tenho pesquisado os números da produção de caju no município de Teresina e esses dados não são claros. Teresina possui uma população rural de 46 mil habitantes, vivendo em assentamentos, em comunidades, em pequenas chácaras, e essa visão é fundamental para se iniciar qualquer trabalho, os dados da cajucultura nós não temos. É um potencial fantástico, principalmente para a cajuína”, destacou.
Representando a prefeitura, o secretário de Produção Agropecuária (SEMP), Marcelo Araújo, afirmou que faltam recursos para a atuação mais efetiva do órgão. O secretário também sugeriu a formação de um cadastro para identificação dos produtores. “Temos um problema muito grande de recurso financeiro para trabalhar a agricultura na nossa cidade. Temos uma das maiores zonas rurais do país e apenas dois carros na secretaria, também temos pouca mão de obra qualificada. [Sobre a cajucultura] eu acho que o principal é identificar os produtores. Poderíamos nos unir com os órgãos e estruturar o apoio para eles”, afirmou.
Ao final da audiência, foi proposto pelo vereador Aluísio Sampaio a realização de novos encontros para discussão do tema e alinhamento de ideias entre os diversos órgãos competentes, sob coordenação da SEMP. Também estiveram presentes na atividade representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Saad Rural e Secretaria de Meio Ambiente (Seman).
Projeto do Pelotão Escolar da Guarda Municipal é aprovado e deverá contar com viaturas exclusivas em Teresina
Samantha Cavalca propõe criação de Escola Municipal de Trânsito com projeto de decreto
Vereadora Samantha Cavalca discute avanços para a Guarda Municipal com Secretário de Segurança
Alunos da Escola Ambiental 15 de Outubro visitam a Câmara Municipal
Câmara debate regularização fundiária e desapropriação em Teresina, proposta de João Pereira (PT)
Vereadora Lucy Soares participa de reunião na Strans
Draga Alana destaca pavimentação em mais de 20 bairros de Teresina