Audiência pública discute soluções para o transporte público de Teresina
Publicado em 26/05/2023 22:42
Por: Euro Viveiros
Na ocasião, foram anunciadas diversas melhorias, como um aplicativo para os usuários e aumento da frota
Preocupado o a crise do transporte público que assola a capital teresinense, o vereador Dudu Borges (PT), presidente da Comissão de Planejamento Urbano, Transporte e Acessibilidade, da Câmara, convocou uma audiência pública nesta quarta-feira (24), para discutir soluções para o problema que afeta diversos setores da sociedade.
O vereador Dudu reafirmou o compromisso da Câmara de Vereadores com a sociedade. “A maior mazela do serviço público da nossa cidade é o transporte público, causando efeito colateral em todas as áreas, como o desenvolvimento da cidade, saúde, educação, comércio”, explica.
“Essa casa sempre é cobrada e estamos aqui constantemente discutindo soluções e cobrando dos responsáveis. Fico feliz que finalmente estamos avançando e conseguindo melhorias para a nossa população que utiliza transporte público”, conclui Dudu Borges.
Rita Leandro, membro da Comissão de Transporte Público, também se manifestou sobre a importância de procurar soluções e cobrar as autoridades. “Lá na periferia, não estamos vendo melhorias. É por isso que estamos aqui hoje. Estamos sofrendo. Nossos jovens não vão para escola e universidade à noite porque não tem transporte. Afeta saúde e também gera mais violência, principalmente contra as mulheres. O que está em jogo não é só o transporte, mas nossas vidas”, alerta.
Bruno Pessoa, Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito de Teresina (STRANS), deu boas notícias. Segundo ele, até sexta-feira, a STRANS vai receber rastreadores que serão instalados em toda a frota de ônibus. Além de um aumento considerável da quantidade de ônibus circulando.
“Também teremos um aplicativo para que o usuário consiga vistoriar em tempo real cada linha e ônibus da cidade. Chegaremos o mês de agosto com 300 ônibus na cidade de Teresina. Ainda assim, o prefeito determinou a compra de ônibus novos e vamos chegar a 400. Já iniciamos o processo de licitação para contratar uma empresa para fazer o diagnóstico geral do sistema de transporte público”, informa Bruno Pessoa.
Na oportunidade, estiveram presentes, Bruno Lages, Presidente da Comissão de Direito do Trânsito (OAB/PI), Kaleo Peres, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Antônio Cardoso, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários(SINTETRO), lideranças comunitárias e demais vereadores.