O projeto de lei com a proposta de mudança do nome da Avenida Marechal Castelo Branco para Avenida Firmino Filho foi protocolado na Câmara Municipal de Teresina, nessa sexta-feira (21), pela equipe técnica do vereador João Pereira (PT).
O projeto de lei quer garantir a não renomeação de logradouros públicos com homenagens a figuras, a eventos ou símbolos vinculados à violações de direitos humanos, repressão política ou atos incompatíveis com os princípios democráticos e constitucionais.
O PL enfatiza, também, as prioridades de denominações para a renomeação de logradouros públicos, garantindo homenagens a personalidades que atuaram na defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social;
Por meio do projeto de lei protocolado na Câmara Municipal, a Avenida Marechal Castelo Branco passará a se chamar Avenida Firmino Filho em homenagem ao ex-prefeito municipal de Teresina, que administrou a capital do Piauí por quatro mandatos.
“Firmino Filho foi exemplo de gestor público de excelência, sendo um verdadeiro arquiteto do desenvolvimento político e social da cidade. Sua trajetória como
prefeito, marcada pelo compromisso, seriedade e dedicação, transformou a cidade e melhorou a vida desta capital, pautando-se em princípios democráticos e inclusivos”, diz o João Pereira.
O projeto de lei para a mudança do nome da Avenida Marechal Castelo Branco será apresentado na Câmara na sessão plenária da próxima terça-feira (25).
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
Última sessão do semestre aprova diretrizes orçamentárias para 2026
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina