A Câmara Municipal de Teresina aprovou, em segunda votação nesta quarta-feira (24), o projeto de lei que cria o Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental dos Servidores Públicos, de autoria do vereador Leôndidas Júnior (PSB) e subscrito pelo vereador Enzo Samuel (PDT). A proposta tem como objetivo oferecer ações de prevenção, acolhimento e apoio psicossocial aos trabalhadores da administração direta e indireta do município.
.jpeg?no-cache=1759152657416)
Entre as diretrizes estão a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho, a prevenção do adoecimento psíquico relacionado às funções públicas, a criação de ambientes laborais mais saudáveis e a identificação de fatores de risco psicossociais, além do encaminhamento dos servidores à rede de saúde quando necessário.
As ações poderão incluir campanhas informativas e educativas, rodas de conversa, palestras, oficinas, atendimento psicológico pontual e capacitação de gestores para identificar sinais de sofrimento psíquico.
Para o autor da proposta, a valorização do servidor é essencial para a melhoria dos serviços prestados à população.
“Cuidar da saúde mental dos servidores é fundamental para que eles possam desempenhar bem suas funções e, consequentemente, oferecer um melhor serviço à população”, afirmou Leôndidas Júnior, ressaltando que as diretrizes foram apresentadas pelo professor Wilson da Educação.
O vereador destacou ainda que seu gabinete está aberto para receber ideias e propostas de interesse coletivo.
O projeto segue agora para o prefeito Silvio Mendes, que poderá sancionar ou vetar a proposta. Caso sancionado, o programa entra em vigor imediatamente.
Vereadora Fernanda Gomes destina recursos para assistência farmacêutica na Atenção Primária em Teresina
Projeto de lei acaba com exigência de documentos já existentes na Prefeitura de Teresina
Draga Alana destaca diálogo e compromisso com Teresina na abertura do ano legislativo de 2026
Luis André assume Secretaria de Articulação Institucional para fortalecer diálogo entre sociedade e gestão pública
Com lei de Draga Alana, professores têm acesso simplificado à meia-entrada em Teresina