
A Câmara Municipal de Teresina retomou as atividades legislativas na manhã desta terça-feira (3). A abertura oficial dos trabalhos parlamentares de 2026 foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Enzo Samuel, e contou com a presença do prefeito Silvio Mendes.
Compuseram a mesa de honra a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Flora Isabel; a deputada estadual Ana Paula; o vice-prefeito Jeová Alencar; a vereadora Fernanda Gomes, primeira-secretária da Mesa Diretora; a defensora pública-geral do Piauí, Verônica Acioly; a vice-reitora da Uespi, Fábia Buenos Aires; e o conselheiro seccional da OAB-PI, Wilson Gondim.
A primeira sessão do ano foi marcada pela leitura da mensagem do prefeito, na qual são apontadas as principais matérias que deverão ser encaminhadas à apreciação do Legislativo ao longo do ano.

O presidente Enzo Samuel reforçou a importância do debate de temas estruturantes para a cidade e do fortalecimento da fiscalização das ações do Executivo. “A Câmara inicia mais um ano de trabalho com o compromisso de discutir projetos importantes, fiscalizar e contribuir para decisões que impactam diretamente a vida do cidadão teresinense”, afirmou Enzo Samuel.
Ainda segundo o presidente, o Parlamento seguirá como espaço de diálogo e respeito entre os poderes. “Nosso papel é garantir o debate democrático, sempre com foco no interesse público e no desenvolvimento da cidade”, completou.

Em sua mensagem, o prefeito Silvio Mendes adiantou que será concedido um reajuste linear de 5,35% aos servidores municipais e avaliou os investimentos realizados na educação, que “conseguiu conquistar o terceiro lugar entre as capitais brasileiras”, disse o prefeito. Na área da saúde, reconheceu que ainda há desafios e informou que o município segue buscando apoio da bancada federal e do Ministério da Saúde para ampliar repasses e custeio.
As pautas relacionadas ao transporte público, à infraestrutura urbana e à limpeza pública também foram abordadas. No campo do transporte, foi mencionada a busca por soluções técnicas junto ao BNDES e a realização de estudos. Já na área de infraestrutura, foram citadas obras e galerias em andamento. Em relação à limpeza pública, Silvio apontou mudanças no modelo de contratação do serviço.

Além da sessão ordinária desta terça-feira (04), a agenda da Câmara Municipal já prevê atividades na sexta-feira (06), com a realização da 1ª Sessão Solene de 2025 para a entrega coletiva do Título Honorífico de Cidadania Teresinense.
Serão homenageados Johny Santana de Araújo e Luiz Avilino Lopes dos Reis, por proposição do ex-vereador Pedro Fernandes, e José Oliveira Gadelha, por proposição do vereador Pedro Alcântara. A solenidade acontece no Plenário da Casa, a partir das 11h, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Luis André assume Secretaria de Articulação Institucional para fortalecer diálogo entre sociedade e gestão pública
Com lei de Draga Alana, professores têm acesso simplificado à meia-entrada em Teresina
Obras de infraestrutura, saúde e políticas sociais marcam atuação de Draga Alana aos teresinenses em 2025
Venâncio consolida 2025 como o ano do esporte em Teresina, com competições descentralizadas, leis estruturantes e incentivo ao turismo esportivo
Vereadora Fernanda Gomes fortalece o GHC com investimentos do mandato e recursos do Governo do Estado