
A capital celebrou, na manhã desta sexta-feira (24), a entrega dos títulos honoríficos de cidadania teresinense à jurista Marleide Matos Torquato Neto, primeira delegada da mulher do Piauí, por iniciativa da vereadora Samantha Cavalca; e à defensora pública Karla Cibele Teles e ao fotógrafo Luís Gonzaga da Silva Mota, por proposição do vereador Luis Andre, licenciado para comandar a Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv). A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Teresina e presidida pelo vereador Pedro Alcântara.

Advogada e defensora pública, Marleide Matos Torquato, natural de Fortaleza (CE), teve papel importante na segurança pública do Piauí. Foi responsável pela criação da primeira Delegacia da Mulher no estado, em 1989. Ela também parabenizou as delegadas da atualidade, que hoje contam com uma rede estruturada a partir desse trabalho inicial.
“Desmanchei o meu escritório particular de advocacia, levei todos os meus móveis, computador, telefone e carro para criar a primeira Delegacia da Mulher. Não havia recursos, mas havia necessidade. Todos os projetos foram criados por mim, com o apoio dos meus filhos, do meu marido falecido, José Torquato Neto, e também de um grande perito, o senhor Vital Araújo”, contou.

A defensora pública Karla Cibele Teles, nascida em Maceió (AL), foi reconhecida pela atuação técnica e humanizada nas áreas criminal, do consumidor e de família. “Se exerço a função de defensora, é para promover justiça e proteger a dignidade humana”, disse.

Natural de Timon (MA), Luís Gonzaga da Silva Mota reside em Teresina há quase quatro décadas. Com uma carreira dedicada à fotografia e ao setor bancário, foi homenageado pela trajetória e pelos laços construídos entre as duas cidades.
“O Luís Mota tem uma dedicação por Teresina incrível. Casou em Teresina, construiu sua vida aqui. É um trabalho reconhecido. Tem mais de 25 anos de atuação ali na Praça Pedro II, no Banco do Brasil e no Bradesco. É uma história de vida bonita, limpa, de dedicação à família e aos amigos. E eu fico muito feliz por estar aqui entregando esse título”, afirmou o vereador Luis Andre.

A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades, familiares e convidados, incluindo o jornalista Mariano Marques, o empresário Silvio Leite, que teve futura homenagem anunciada, e a vice-prefeita de Timon, Socorro Waquim.
Vereadora Ana Fidelis acompanha apresentação do projeto de revitalização da área esportiva do Parque Brasil
Colégio Sagrado Coração de Jesus participa do 3º Escola na Câmara
Redução da jornada 6x1 é discutida em audiência pública
Audiência debate situação do transporte público da capital
Pedido de vistas adia votação de projeto sobre uso de banheiros femininos em Teresina
Câmara de Teresina conclui atualização de servidores e retoma funcionamento de sistemas