
A Câmara Municipal de Teresina realizou, na sexta-feira (06), em sessão solene, a concessão do Título de Cidadão Teresinense aos professores Johny Santana de Araújo e Luiz Avelino Lopes dos Reis e ao empresário José Oliveira Gadelha, em reconhecimento aos relevantes empenhos prestados ao desenvolvimento educacional, social e econômico da capital.

As homenagens foram propostas pelo ex-vereador Pedro Fernandes, autor das indicações de Johny Santana de Araújo e Luiz Avelino Lopes dos Reis, e pelo vereador Pedro Alcântara, responsável pela proposição que concedeu o título a José Oliveira Gadelha. A solenidade foi presidida pelo vereador Leondidas Júnior.

O maranhense Johny, natural de Itapecuru-Mirim, é professor universitário no Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde também coordena programas de pós-graduação. Historiador, desenvolve pesquisas sobre a história do Brasil, história militar, relações sociais e a história do Piauí no século XIX. Recentemente, recebeu a Comenda do Mérito Renascença do Piauí, em reconhecimento ao seu trabalho acadêmico e à contribuição para a pesquisa.

Nascido em Simões Filho (PI), Luiz Avelino veio para Teresina em 1978. Concluiu o Ensino Médio no Liceu Piauiense e, em 1982, ingressou na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde cursou Licenciatura Plena em Ciências, com habilitação em Matemática. Foi presidente de associação de moradores e diretor do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (CAIC), no bairro Renascença. Atualmente, dirige o CETI Milton Aguiar, onde conseguiu elevar o IDEB de 2,9 para 5,5.

Já José Gadelha é cearense, natural do município de Aracoiaba. Sua imobiliária lançou o loteamento Parque Ideal, em 1979, seguido pelos loteamentos Parque Poty I e II. Corretor nº 45 do CRECI, possui quase cinquenta anos de atuação no mercado imobiliário e também foi referência no setor automotivo.
Câmara homenageia professores e empresário com título de cidadania
Vereadora Fernanda Gomes destina recursos para assistência farmacêutica na Atenção Primária em Teresina
Projeto de lei acaba com exigência de documentos já existentes na Prefeitura de Teresina
Draga Alana destaca diálogo e compromisso com Teresina na abertura do ano legislativo de 2026
Luis André assume Secretaria de Articulação Institucional para fortalecer diálogo entre sociedade e gestão pública
Câmara de Teresina abre trabalhos de 2026 com leitura da mensagem anual da Prefeitura por Silvio Mendes