À frente das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo, o vereador Fernando Lima (PDT) anunciou, nesta segunda-feira (11), a convocação de novos nomes para prestar esclarecimentos sobre as contratações emergenciais da coleta de resíduos sólidos em Teresina, realizadas entre 2021 e 2024.

A decisão foi tomada durante reunião no Plenarinho da Câmara Municipal e inclui ex-superintendentes de SAADs, ex-secretários municipais e vereadores que ocuparam funções estratégicas na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.
Entre os convocados, estão o vice-prefeito e presidente da Câmara, Jeová Alencar, que já esteve à frente da SAAD Sul.
Já os vereadores Juca Alves (PRD), ex-superintendente da SAAD Sul; Roncalli (PRD), ex-superintendente da SAAD Centro; Daniel Carvalho (MDB), ex-superintendente da SAAD Norte; e James Guerra (Avante), ex-secretário da SEMDUH, serão convidados para contribuir.
Fernando Lima destacou que a ampliação da lista de depoentes é fundamental para o avanço das apurações:
“O nosso papel é aprofundar as investigações de forma transparente. Vamos convocar todos os ex-gestores das antigas SAADs e convidar os parlamentares que passaram por essas funções para contribuir com os esclarecimentos. É essencial ouvir quem esteve à frente das decisões que hoje estão sob análise da comissão".

Além dos nomes já anunciados, o relator da CPI também determinou a convocação de representantes do Tribunal de Contas do Estado, para explicar a suspensão de processos licitatórios, e do setor jurídico da SEMDUH, além do procurador-geral do município, Ricardo Martins.
Segundo Fernando Lima, o objetivo central da CPI é criar condições para que Teresina volte a contar com licitações regulares no setor de limpeza urbana.
“Queremos chegar a um modelo que dispense a necessidade de contratos emergenciais e assegure à população um serviço de coleta eficiente, com mais transparência e menos custos”, afirmou.
As próximas oitivas serão definidas nos próximos dias e terão acompanhamento da imprensa e da população.
Obras de infraestrutura, saúde e políticas sociais marcam atuação de Draga Alana aos teresinenses em 2025
Venâncio consolida 2025 como o ano do esporte em Teresina, com competições descentralizadas, leis estruturantes e incentivo ao turismo esportivo
Vereadora Fernanda Gomes fortalece o GHC com investimentos do mandato e recursos do Governo do Estado
Câmara Municipal aprova projeto de Draga Alana que cria campanha de conscientização “Aposta Não é Brincadeira”
Projeto de Luis André leva a magia do Natal às quatro zonas de Teresina no mês de dezembro
Vereador Petrus Evelyn critica manutenção de veto e cobra transparência sobre escolas irregulares após sanção da Lei Alice
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara