A Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta quarta-feira (11), uma Sessão Solene em celebração aos 50 anos da Embrapa Meio-Norte. A iniciativa foi proposta pelo vereador Inácio Carvalho (PT), como forma de reconhecer o papel fundamental da instituição no desenvolvimento da agropecuária sustentável, com forte impacto nos estados do Piauí e Maranhão.

Fundada em 1975, dois anos após a criação da Embrapa nacional, a unidade Meio-Norte completa meio século de contribuições relevantes em 13 de junho de 2025. A instituição é referência em pesquisas voltadas aos biomas regionais, como a Caatinga, o Cerrado e a Amazônia, e desenvolve tecnologias que fortalecem a produção rural, promovem a sustentabilidade e influenciam políticas públicas que visam reduzir desigualdades sociais.
Durante a cerimônia, foram homenageados pesquisadores, técnicos e demais colaboradores da Embrapa pelo legado construído em prol da ciência, do meio ambiente e da segurança alimentar.
“Celebrar os 50 anos da Embrapa Meio-Norte é valorizar uma história de compromisso com a inovação, com o produtor rural e com o futuro sustentável da nossa região. Essa trajetória merece todo o nosso reconhecimento e gratidão”, declarou o vereador Inácio Carvalho.

A solenidade foi aberta ao público e teve transmissão pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Teresina.
Vereadora Ana Fidelis acompanha apresentação do projeto de revitalização da área esportiva do Parque Brasil
Colégio Sagrado Coração de Jesus participa do 3º Escola na Câmara
Redução da jornada 6x1 é discutida em audiência pública
Audiência debate situação do transporte público da capital
Pedido de vistas adia votação de projeto sobre uso de banheiros femininos em Teresina
Câmara de Teresina conclui atualização de servidores e retoma funcionamento de sistemas