Enzo Samuel assume como novo presidente da Câmara de Teresina para o biênio 2023/2024
Publicado em 03/01/2023 14:41
Por: Bruna Carvalho
Na noite dessa segunda-feira, 2 de janeiro, o vereador – e agora presidente – Enzo Samuel (PDT) tomou posse como novo administrador da Câmara Municipal de Teresina (CMT). O evento contou com a participação de diversas autoridades das mais diversas esferas públicas da capital e do interior piauiense.
Na oportunidade, a vereadora Pollyana Rocha (PV/federação) foi empossada como vice-presidente, é a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo na história de Teresina. Enzo Samuel assume a direção da Casa Legislativa no lugar do deputado Jeová Alencar (Republicanos), que deixou a presidência para assumir como parlamentar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
[caption id="attachment_7318" align="aligncenter" width="1024"] Presidente da Casa Legislativa Enzo Samuel[/caption]
O pededista foi eleito em sufrágio pelos 29 vereadores da capital. O membro da Casa Legislativa municipal estará no comando da Câmara de Vereadores pelos próximos dois anos, no biênio 2023/2024.
Enzo Samuel afirmou que a Câmara de Teresina irá buscar se aproximar mais do povo da capital e das comunidades para que a sociedade possa discutir os problemas da cidade e possam construir a “Teresina do futuro”. “Vamos buscar cada vez mais se aproximar do povo de Teresina e das nossas comunidades. É preciso que estejamos cada vez mais presente, os vereadores, na verdade, já são mais próximos do povo de teresinense. Agora é preciso também que a gente, a instituição, se aproxime [da população] para que possamos discutir os problemas da cidade nos próximos anos e que possamos construir a cidade que nós queremos, a Teresina do futuro e dos nossos sonhos”, disse o novo presidente da Casa.
O presidente da Câmara relembrou ainda o início de sua trajetória na política, tendo iniciado seu percurso na Igreja Católica como acólito e logo em seguida nos movimentos estudantis. “Gostaria também de agradecer ao movimento estudantil, aliás, eu preciso fazer um correção. Esse meu movimento político eu comecei na igreja. Para quem não sabe durante muitos anos eu fui acólito da igreja católica e foi lá que eu aprendi a ter essas primeiras relações de grupo e decisões e por isso quero agradecer a toda comunidade do Santo Afonso que me proporcionou isso. Como agradecer ao Diretório Central dos Estudantes da UFPI, comecei mina trajetória no movimento estudantil depois de formado como assessor jurídico”, relembrou.
Compareceram ainda na posse o presidente da Eturb, João Duarte (Republicanos), que estava da Mesa de Honra, representando o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), além do vice-governador do Piauí, Themistocles Filho (MDB), o secretário de Governo Marcelo Nolleto, o secretário de Segurança Pública Chico Lucas e o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.
CONFIRA A MESA DIRETORA PARA O BIÊNIO 2023/2024:
Presidente: Enzo Samuel (PDT)
Primeira vice-presidente: Pollyana Rocha (PV/federação)
Segundo vice-presidente: Markim Costa (Republicanos)
Primeiro-secretário: Paulo Lopes (PSDB)
Segundo-secretário: Elzuila Calisto (PT/federação)
Terceiro-secretário: Valdemir Virgino (Progressistas)
Quarto-secretário: Vínico Ferreira (sem partido)
Corregedor: Bruno Vilarinho (PTB)
Ouvidor: Roberval Queiroz (União Brasil)
Suplentes: Fernanda Gomes e Thanandra Sarapatinhas
PRESIDENTE ENZO SAMUEL
Enzo Samuel Alencar Silva, 37 anos, nasceu em Teresina e está no seu segundo mandato de vereador.
Filho de um funcionário de carreira dos Correios e uma contadora, Enzo iniciou sua militância política como assessor jurídico do Diretório Central dos Estudantes da UFPI. Como advogado teve forte atuação no movimento comunitário na zona norte, no bairro Água Mineral, nos Residenciais Jacinta Andrade, Dilma Rousseff e Vila das Torres.
A sua atuação é assinalada em áreas como movimento comunitário, luta por educação, saúde, voluntariado social e apoio a projetos culturais e esportivos. O parlamentar foi eleito em seu primeiro mandato, com 2.594 votos em 02 de outubro de 2016. E em 2020 filiou-se ao PDT, partido em que foi reeleito com 4.342 votos.
Enzo Samuel acredita que a construção de um mandato popular, democrático e participativo pode transformar Teresina numa cidade mais humana, melhor para sua gente.