O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, comentou nesta segunda-feira (7) as mudanças anunciadas pela Prefeitura de Teresina em relação ao lixão da capital com a contratação de dois aterros sanitários privados. O parlamentar avaliou positivamente as medidas e destacou o papel importante da Câmara na cobrança por providências e na busca por soluções para a situação do local.
As medidas anunciadas pelo prefeito Silvio Mendes foram apresentadas durante reunião com vereadores e autoridades de diversos poderes, realizada no Palácio da Cidade na última sexta-feira (5). O encontro aconteceu após mobilizações do Legislativo Municipal, entre elas o pronunciamento do presidente Enzo Samuel na tribuna, onde destacou a omissão do poder público como determinante para a morte do menino de 12 anos, David, no aterro, fato que expôs de forma trágica a realidade das famílias que vivem do trabalho informal no lixão.
Enzo Samuel e uma comissão de vereadores também visitaram o local e presenciaram de perto as condições precárias enfrentadas por catadores e suas famílias.
Na avaliação do presidente, as iniciativas da Câmara foram decisivas para pautar o tema com urgência junto ao Executivo e mobilizar outras instituições.
‘’A Câmara vê com bons olhos, decisão acertada. Além de você resolver um problema social, porque quando você vê aquelas famílias dividindo espaço com urubus, com o resto de comida, é muito forte. Também contatamos que só tinham ali seis seguranças, é menos do que temos na Câmara, para um espaço muito maior. Então, é uma medida acertada do doutor Silvio, que eu tenho certeza que vai resolver boa parte dos problemas’’, pontuou.
Entre as ações anunciadas pela Prefeitura, estão:
O aterro sanitário passará a receber apenas lixo inerte, como resíduos de capina e varrição, excluindo materiais recicláveis como plástico, metal, vidro e papelão;
O espaço será cercado, limitando o acesso a pessoas não autorizadas e aumentando a segurança no local;
Um galpão já existente, antes utilizado para armazenamento de pneus, será adaptado para funcionar como espaço educativo, com atividades para crianças aos fins de semana, a fim de evitar que acompanhem os pais durante a coleta;
Está em andamento uma nova licitação para modernizar a destinação do lixo em Teresina, o que deve mudar de forma definitiva a realidade do aterro.
Samantha Cavalca avalia como positivas as medidas adotadas pela Prefeitura após visita ao aterro sanitário
Draga Alana cobra respostas após nova saída de presidente da FMS: “Falta gestão. Sobra caos”
Projeto que homenageia a arqueóloga Niède Guidon com nomeação do Parque da Floresta Fóssil é aprovado em primeira votação
Vereadora Samantha Cavalca denuncia abandono e insegurança no aterro sanitário de Teresina
Joaquim do Arroz apresenta relatório final da CPI das Águas com proposta de reduzir tarifa de esgoto para 60%
Assessores participam de treinamento sobre gestão de emendas parlamentares para 2026
João Pereira (PT) apresenta emendas à LDO 2026
Vereador Eduardo Draga Alana viabiliza calçamento na Vila Concórdia após apelo da população