Equiparação profissional de auxiliares para técnicos em enfermagem é discutida na Câmara

Publicado em 05/12/2023 10:31
Por: Assessoria Parlamentar

O vereador Joaquim Caldas (MDB) realizou, nesta segunda-feira (4), uma audiência pública para tratar sobre a equiparação profissional dos auxiliares para técnicos de enfermagem. Diversos profissionais da categoria estiveram presentes e foram ouvidos. 

Audiência foi proposta pelo vereador Joaquim Caldas

Jardel Santos é concursado há 20 anos, quando a Fundação Municipal de Saúde ainda não realizada concurso para técnico, apenas para auxiliar. “Já desenvolvemos a função de técnicos. Apesar de termos a habilitação e sempre termos exercido a função de técnico, não temos o reconhecimento profissional”, lamenta. 

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí, Erick Riccely, destaca que a equiparação salarial não vai sair dos cofres do município, pois o complemento é feito pelo governo federal e vai impactar positivamente a saúde. “Essa adequação só traz consequências positivas. Primeiro porque vai melhorar a qualidade da assistência, mas também o ganho desses profissionais”, afirma. 

Joaquim Caldas destacou que a equiparação é um anseio antigo e já houve propostas exitosas em outros estados. “Eles têm as mesmas funções, atribuições e responsabilidades, mas que precisam dessa equiparação para vir mais recursos do governo federal para melhorar o salário deles. Agora vamos discutir com os órgãos competentes uma proposta viável apresentar à Câmara, utilizando como modelo o Projeto de Lei do deputado Distrital Jorge Viana, que já conseguiu realizar essa equiparação com êxito no Distrito Federal”, explica o vereador. 

Também estiveram presentes Davi Peixoto, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde do Piauí, Rafael Barros, advogado da Fundação Municipal de Saúde e Vanda Rodrigues, coordenadora de enfermagem do Hospital Infantil Lucídio Portella.