A primeira turma do programa CapacitIA, promovida pela Escola do Legislativo Vereador Firmino Filho, começou na tarde desta segunda-feira (22), no plenarinho da da Câmara Municipal de Teresina. O encontro trouxe conteúdos sobre inteligência artificial, passando por conceitos básicos, evolução histórica, subáreas, ética, proteção de dados e também práticas com prompts de comando.
O CapacitIA é uma iniciativa do Governo do Piauí que capacita servidores públicos a integrar inteligência artificial e ferramentas tecnológicas em suas atividades. A coordenação do programa é da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), em parceria com a Secretaria de Administração (SEAD) e a Escola de Governo (Egepi).
A aula foi ministrada pela coordenadora de Transparência e encarregada de Proteção de Dados, Fernanda Costa, e pelo gerente de Programas de I.A., Alexandre Barros, servidores da Secretaria de Inteligência Artificial (SIA).
“É uma alegria estar hoje aqui para falar de um tema tão atual e relevante, que é a inteligência artificial, especialmente sobre os impactos éticos e conceituais. Vemos que a capacitação da Secretaria de Inteligência Artificial só tem crescido, e já estamos chegando à marca de quase mil servidores capacitados, o que demonstra não apenas o interesse crescente das pessoas pelo tema, mas também o compromisso das instituições em nos manter preparados para as tecnologias do futuro”, disse a ministrante Fernanda.
O CapacitIA é um curso de 20 horas/aula, distribuídas em cinco encontros. Conforme explica o gerente de Programas de I.A., Alexandre Barros, o primeiro passo é mostrar por que essas ferramentas existem e como podem ser utilizadas. Entre as atividades da formação, os alunos aprendem a analisar e desenvolver automações.
A segunda edição do CapacitIA já está com inscrições abertas. A formação será realizada de 29 de setembro a 3 de outubro de 2025, das 14h às 18h, no Plenarinho da Câmara. Os participantes devem levar notebook para as atividades. As inscrições podem ser feitas em https://doity.com.br/24-curso-programa-capacitia-2-turma-camerara-municipal.
Sindicato dos garis e Eturb prestam depoimento à 7ª e 8ª CPI do Lixo
Comissão de Saúde da Câmara realiza visita técnica ao Hospital São Carlos Borromeu, na zona Leste de Teresina
Prefeitura de Teresina solicita à Câmara autorização para operação de crédito de R$ 435 milhões
Escola do Legislativo inicia capacitação em inteligência artificial para servidores
Alunos da Escola Batista El Shallon conhecem a CMT na terceira edição de 2025 do Projeto Escola na Câmara