Espaço da imprensa é inaugurado em homenagem ao jornalista Francisco Magalhães

Publicado em 13/11/2023 13:35

Presidente Enzo Samuel (PDT), de terno; vereador Deolindo Moura, à sua esquerda na foto; e profissionais da imprensa

A iniciativa de construção do espaço surgiu após o café da manhã com a imprensa e o presidente Enzo Samuel no primeiro semestre de 2023.  Por votação entre os colegas profissionais, a nova sala da imprensa da Câmara recebeu nesta segunda-feira (13) o nome do saudoso jornalista Francisco Magalhães. Localizada no corredor lateral ao Plenário José Ommati, no térreo, o espaço oferece estrutura adequada para a realização das coberturas institucionais da Casa.

A placa também foi descerrada pelos vereadores Elzuila Calisto (PT) e Evandro Hidd (PDT)

Durante a cerimônia de descerramento da placa, o presidente Enzo Samuel (PDT), em homenagem à trajetória brilhante de Magal, como era carinhosamente conhecido, destacou a importância do local, que carrega o sinônimo de dedicação incansável à verdade e à informação. “Nada seria a Câmara se não existissem os profissionais da imprensa e da comunicação. Por meio de vocês, a informação chega à população teresinense. Se a Câmara quer ter seu trabalho reconhecido, nós temos de zelar por vocês, tornando esse trabalho ainda mais eficiente”. homenageou.

Nadir Nogueira, viúva do homenageado, e seu filho Arthur Nogueira Magalhães

Emocionada, a viúva Nadir Nogueira, ao lado do filho Arthur Nogueira Magalhães, relembrou da informação transmitida com densidade e firmeza, mas ao mesmo tempo, com humor e leveza, mantendo a mesma elegância. "Essa profissão sempre foi sua paixão. Ele dizia que, se tantas vezes pudesse escolher, escolheria ser jornalista", compartilhou a memória afetuosa e agradeceu a todos que contribuíram para essa homenagem.

A Sala da Imprensa pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Câmara

Francisco Magalhães – O novo espaço de trabalho e convívio da imprensa dentro da CMT homenageia o jornalista Francisco das Chagas Soares Magalhães, falecido em 26 de junho deste ano, aos 63 anos, em Teresina. Atuou por mais de três décadas na imprensa, exercendo diversas funções dentro do jornalismo, especialmente, na cobertura dos bastidores políticos em jornais, revistas, portais e emissoras de rádio e Tv.

Natural de Piracuruca, no Norte do Piauí, Francisco das Chagas Soares Magalhães também contribuiu como letrista, poeta, sambista, carnavalesco da escola de samba Ziriguidum, humorista e autor de letras de músicas, haicais e aforismos.