Haroldo Vasconcelos, engenheiro agrônomo e advogado, recebe título de cidadania teresinense

Publicado em 20/06/2024 14:57
Por: Alexandre Fonseca

Haroldo Vasconcelos e Renato Berger

Na manhã desta quinta-feira (20), o engenheiro agrônomo e advogado Francisco Haroldo Alves Vasconcelos foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadania Teresinense pela Câmara Municipal, uma homenagem proposta pelo vereador Renato Berger.

Convidados da solenidade

Nascido em 1954 no município cearense de Cariré, Haroldo ocupou diversas posições de destaque. Foi presidente do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura do Brasil e membro ativo dos conselhos técnicos da Embrapa e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. À frente da Emater Piauí e da Ceasa, teve um papel fundamental na modernização e no fortalecimento da infraestrutura. Como diretor-presidente do Programa de Combate à Pobreza Rural do Piauí, liderou iniciativas cruciais para melhorar as condições de vida nas comunidades rurais.

 Sandra Maria Nogueira, esposa do homenageado, foi uma das que fez um pronunciamento

Além de suas contribuições profissionais, Haroldo desempenhou papéis de liderança em organizações representativas. Foi presidente do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Piauí (Aeapi), presidente da Associação dos Advogados e Defensores Públicos Criminalistas do Piauí (AADPCEPI) e ocupou cargos estratégicos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), onde também foi secretário e conselheiro. Como vice-presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), sua visão e experiência foram fundamentais para promover políticas que beneficiaram a categoria em todo o país.

Após as homenagens, Haroldo subiu para agradecer na tribuna

Para a mesa de honra foram convidados para prestigiar a concessão do título de cidadania teresinense a deputada estadual Gracinha Mão Santa; Sandra Maria Nogueira, esposa do homenageado; o advogado Marcus Nogueira, diretor-tesoureiro da OAB-PI;  advogada Rejane Ângelo, diretora da AADPCEPI; o ex-deputado estadual Chico Filho.