O prefeito Silvio Mendes (União Brasil) sancionou a Lei Municipal 6.348/2025, de autoria do vereador Leôndidas Júnior (PSB), que institui a Política Municipal de Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial na Rede Municipal de Educação de Teresina. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Município e já está em vigor. É a terceira lei do parlamentar, sancionada neste mês de abril.
Na prática, a lei estabelece que a Secretaria Municipal de Educação desenvolva projetos e uma atuação permanente para promover um ambiente escolar livre de discriminação, assédio e violência racial, incentivando a capacitação dos profissionais da educação para a identificação e o combate ao racismo, inclusive o racismo estrutural e institucional.
“Nossa lei aprimora uma atuação para promover a igualdade racial nas escolas de ensino infantil e fundamental, por meio de eventos, palestras, aquisição de livros que tratem sobre o tema e a instalação de um comitê permanente de combate ao racismo. Levamos em consideração o processo de formação da sociedade brasileira, ainda marcada por casos de racismo estrutural e injúria racial, e a necessidade de garantir um ambiente escolar livre da discriminação, assédio e violência racial como política permanente”, explicou o parlamentar, comemorando a sanção.
A Lei também incentiva o desenvolvimento de ações realizadas em parcerias entre a Prefeitura de Teresina e demais instituições, para que em cooperação se estabeleça um marco legal para a política de enfrentamento ao racismo.
Vereadora Ana Fidelis acompanha apresentação do projeto de revitalização da área esportiva do Parque Brasil
Colégio Sagrado Coração de Jesus participa do 3º Escola na Câmara
Redução da jornada 6x1 é discutida em audiência pública
Audiência debate situação do transporte público da capital
Pedido de vistas adia votação de projeto sobre uso de banheiros femininos em Teresina
Câmara de Teresina conclui atualização de servidores e retoma funcionamento de sistemas