Major Elis Regina recebe título de cidadã teresinense

Publicado em 13/06/2024 15:36
Por: Alexandre Fonseca

A homenageada está há 21 anos na PM

Na manhã desta quinta-feira (13) a major Elis Regina do Nascimento Pereira, da Polícia Militar do Piauí, recebeu o Título Honorífico de Cidadania Teresinense, no colégio militar da PM, o Centro Estadual de Tempo Integral Governador Dirceu Mendes Arcoverde, no bairro Morada do Sol, Zona Leste da cidade. Idealizada pelo vereador Neto do Angelim, a proposta foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares.

Emocionada, a nova cidadã teresinense relembrou de sua trajetória durante o discurso 

Elis Regina nasceu em Parnaíba, no litoral piauiense, em 6 de abril de 1980. Ingressou na Polícia Militar em 2001, sendo a primeira mulher a integrar o 2º Batalhão. No mesmo ano, graduou-se em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Fez o curso de formação de oficiais da PM em 2004 e, em 2016, formou-se em Direito, também pela UESPI. Além disso, concluiu a pós-graduação em Segurança Pública em 2022, também pela UESPI.

A solenidade aconteceu no auditório da escola 

Familiares, amigos, professores, autoridades e mais de 600 alunos marcaram presença na entrega da distinção no auditório da primeira escola pública militar no Piauí, o CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde. A Oficial da PM foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do colégio, que hoje acumula medalhas, aprovações e um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média nacional.

Vereador Neto do Angelim

Neto do Angelim justifica a entrega da honraria à homenageada não realizada do plenário da Câmara por “aqui ser a casa dela. Um sonho dela”. O vereador ainda acrescentou que Elis “só receberia o título se fosse aqui na presença de seus alunos”.

Os estudantes do Ensino Médio têm na grade curricular disciplinas como Ordem Unida, Instrução Geral e Libras

Elis estendeu a homenagem “também a vocês. Eu sei que muitos alunos também são de fora, que saíram de seus lugares, que estão longe de casa. Então, o título também é pra vocês, para continuarmos trabalhando e trazendo novos resultados”, disse emocionada.

Convidados na mesa de honra

Compondo a mesa estavam, além da homenageada e do parlamentar, da esquerda para a direita, a gerente da 20ª Gerência Regional de Educação, professora Luiza Vieira; a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da secretaria estadual da Educação, professora Viviane Carvalhedo; o coronel Costa Lima, subcomandante Geral da PMPI; o coronel Carlos Augusto, secretário estadual de Justiça; a capitã Ana Cristina Alves de Sousa, diretora titular da escola; Maria de Fátima Ferreira, mãe da homenageada; e o estudante Henrique Nascimento, presidente do grêmio estudantil 11 de Agosto.