Durante a cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (25) o presidente Enzo Samuel destacou a trajetória da senadora e as suas contribuições ao Estado do Piauí. A honraria foi proposta pelo ex-vereador Caio Bucar em março de 2016.
A Senadora Jussara Lima, é natural de Fronteiras do Piauí, reconhecida por suas contribuições como socióloga e notável atuação na política piauiense, é filiada ao Partido Social Democrático (PSD), esposa do deputado federal Júlio César e mãe do deputado estadual Georgiano Neto, foi eleita primeira suplente do senador Wellington Dias em 2022. Ela assumiu o mandato quando o senador se tornou Ministro do Desenvolvimento Social no terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, expressou sua gratidão à senadora por seu constante apoio à cidade, destacando a importância de sua liderança que trouxe recursos valiosos. “Se hoje recebe esse título é pela sua importância para o desenvolvimento de Teresina, pela sua história, pela sua dedicação em trazer muito mais para a capital, em seu trabalho no Senado.”
A homenageada Senadora Jussara Lima agradeceu à cidade que a acolheu, e à qual também dedica sua vida pública, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre autoridades locais e representantes no Congresso para impulsionar o progresso. “Adotei Teresina como meu lar há 45 anos. Aqui estudei, trabalhei, constituí minha família e criei laços de amizade. Com todos os seus predicados, a cidade demanda cada vez mais atenção e cuidados por parte de todos nós representantes. Carrego determinadas bandeiras que não abro mão, por representarem a defesa de uma sociedade cada vez mais justa e menos desigual”, finalizou.
Propositor à época, quando vereador por Teresina, o atual presidente da Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura de Teresina (Prodater), Caio Bucar, reconheceu a figura proeminente da homenageada no cenário político, destacando sua sua defesa pelos interesses, traduzindo em resultados que beneficiam a todos. “E, como no hino da nossa Teresina, os dois rios te abraçam”, agradeceu.
BIOGRAFIA SENADORA JUSSARA LIMA
Antônia Jussara Gomes Alves de Sousa Lima é piauiense, natural de Fronteiras, socióloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco. Filha de José Alves de Sousa e Maria Gomes Alves de Sousa, Jussara é casada com o Deputado Federal Júlio César, parlamentar mais votado do Piauí nas eleições de 2022 para a Câmara dos Deputados. É mãe de José Victor Lima e de Georgiano Neto, deputado estadual mais votado da história do Piauí e o segundo deputado mais votado do Nordeste e tem dois enteados, filhos do coração, Julianna e Júlio César Filho, e avó das pequenas Maria Júlia e Maria Helena.
Elegeu-se vereadora pelo PFL em Fronteiras, em 1988, sendo a primeira mulher a exercer mandato eletivo na cidade. Em 2011, foi eleita vice-prefeita pelo PTB na chapa do prefeito Eudes Agripino Ribeiro.
Jussara Lima assumiu o mandato de Senadora da República em fevereiro de 2023, pelo Partido Social Democrático (PSD). Foi eleita primeira suplente do senador Wellington Dias, que comanda a pasta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2023-2026).
No Senado Federal, defende as bandeiras da participação das mulheres nas esferas de poder, do fortalecimento dos municípios e das causas das minorias. Foi eleita segunda vice-líder da Bancada Feminina do Senado Federal.
Projeto do Pelotão Escolar da Guarda Municipal é aprovado e deverá contar com viaturas exclusivas em Teresina
Samantha Cavalca propõe criação de Escola Municipal de Trânsito com projeto de decreto
Vereadora Samantha Cavalca discute avanços para a Guarda Municipal com Secretário de Segurança
Alunos da Escola Ambiental 15 de Outubro visitam a Câmara Municipal
Câmara debate regularização fundiária e desapropriação em Teresina, proposta de João Pereira (PT)
Vereadora Lucy Soares participa de reunião na Strans
Draga Alana destaca pavimentação em mais de 20 bairros de Teresina