SEMCASPI é convocada para explicar suspensão de serviços

Publicado em 16/10/2024 15:22
Por: Alexandre Fonseca

A sessão foi solicitada pelo vereador Ismael Silva

Nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Teresina realizou uma sessão presidida pelo vereador Ismael Silva (PP), em resposta ao requerimento de convocação da Sra. Maria do Socorro Bento Neta, gestora da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Políticas Integradas (Semcaspi) da Prefeitura de Teresina. A convocação foi motivada pela recente suspensão de diversos serviços prestados pela Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI) à população teresinense.

O requerimento foi apresentado e lido em plenário, onde cidadãos puderam acompanhar e interagir

Os serviços interrompidos, que incluem atividades em Centros de Convivência de alta e média complexidade espalhados pela cidade, como a Casa do Caminho, o Centro Pop e a Unidade de Acolhimento Casa de Punaré, foram suspensos em razão de uma dívida da Prefeitura de Teresina com a Funaci, que já ultrapassa R$ 1 milhão, conforme destacou o vereador Ismael Silva.

“Os trabalhadores também estão há meses sem receber suas remunerações, sem uma explicação plausível. Eu, particularmente, sou morador da região da Santa Maria e, com muita tristeza, acompanhei a manifestação de pais, colaboradores, ex-alunos e da própria comunidade, que reconhecem a importância do Centro de Convivência Wall Ferraz, especialmente para atender as áreas mais vulneráveis da cidade. A Funaci tem feito um grande esforço para dar continuidade a parte desses projetos”, afirmou o vereador.

Maria do Socorro Bento Neta, secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas

A secretária da Semcaspi, Socorro Bento, disse que a realidade é complexa e que o orçamento não é suficiente.

“A divisão dos recursos ocorre entre a gerência de fundos municipais, estaduais e federais, e a gerência financeira. Esses recursos chegam ao longo do ano e são distribuídos ao longo do tempo. Outras entidades credenciadas pela secretaria também prestam serviços”, explicou a gestora.

Representantes de entidades parceiras da Semcaspi também participaram da discussão

Em suas redes sociais, o vereador Ismael Silva anunciou que, na próxima semana, a Secretaria Municipal de Finanças será convocada para esclarecer o motivo do não repasse à entidade sem fins lucrativos, que continuará cobrando até que a situação seja resolvida e os serviços sejam normalizados.