O vereador Dudu (PT ) protocolou na Câmara Municipal de Teresina um projeto de lei que estabelece a validade por prazo indeterminado para laudos médicos que atestem deficiência de caráter permanente. A medida visa garantir dignidade e desburocratizar o acesso a direitos e benefícios às pessoas com deficiência no município.

Segundo o projeto, os laudos deverão ser emitidos por profissionais da rede pública ou privada, devidamente registrados em seus conselhos de classe, e conter informações que atestem a condição irreversível da deficiência. A proposta também autoriza a apresentação de cópias simples desses documentos, desde que o original esteja disponível para conferência, quando necessário.
“A exigência de renovação periódica de laudos para condições que não têm cura é injusta, onerosa e desnecessária. Nosso objetivo é eliminar essa barreira que tantos cidadãos enfrentam e garantir o acesso contínuo a seus direitos com mais respeito e menos burocracia”, afirmou o vereador Dudu.
O projeto também está alinhado com legislações semelhantes já adotadas em outras esferas, como a Lei Estadual nº 8.048/2023, sancionada no Piauí, e com os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário.
Para Dudu, a proposta representa um passo importante na construção de uma cidade mais justa e inclusiva. “Estamos reafirmando nosso compromisso com a equidade e com a promoção da cidadania plena. Contamos com o apoio dos colegas vereadores para aprovar essa medida tão necessária para a vida de muitas pessoas em nossa cidade”, concluiu.
Vereadora Lucy Soares e superintendente da SDU Norte visitam Residencial Edgar Gayoso
Projeto Caminho para o Sucesso oferece cursos gratuitos de Libras e de Corte de Cabelo e Barbearia em Teresina
Vereador solicita estudo técnico para implantação de cemitério público na zona Leste
Câmara aprova Lei que obriga concessionárias a oferecerem oportunidade de pagamento no ato de corte de água e energia
Vereadora Ana Fidelis acompanha início de obra no bairro Areias
Vereadora Samantha Cavalca vota pela reprovação de todas as contas da gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa