A Câmara Municipal de Teresina realiza nesta quinta-feira (21), às 10h, no plenário, a primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo, presidida pelo vereador Fernando Lima (PDT).
Para esta sessão foram convocados:
• Paulo Nunes Cordeiro, que em 2024 exerceu o cargo de diretor de Coordenação Especial de Limpeza Pública da SEMDUH;
• Ricardo Rodrigues de Sousa Martins Neto, ex-procurador-geral do Município.
Também foi convidado o diretor da Diretoria de Fiscalização de Infraestrutura do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Bruno Camargo de Holanda Cavalcante, que deverá contribuir com informações técnicas relevantes para a investigação.
Segundo o vereador Fernando Lima, o início das oitivas com ex-gestores e representantes de órgãos de controle marca uma nova etapa da CPI.
“Nosso compromisso é dar transparência ao processo e ouvir todos os agentes que, de alguma forma, tiveram relação direta com os contratos em análise. A sociedade espera respostas e vamos trabalhar para entregá-las com seriedade e responsabilidade”, destacou o presidente da comissão.
Antes desta oitiva, a CPI do Lixo já ouviu o representante do Consórcio Recicle/Aurora, empresa responsável pela coleta de lixo de Teresina, e também Vicente Moreira, da ETURB. As oitivas seguem um calendário definido pelos membros da comissão e deverão, nas próximas semanas, reunir gestores, ex-gestores e técnicos ligados ao tema.
A CPI do Lixo tem como objetivo investigar possíveis irregularidades nas contratações emergenciais da coleta de resíduos sólidos em Teresina durante a gestão anterior.
O Vereador Petrus Evelyn critica repasses milionários da Prefeitura a veículos de comunicação
Draga Alana defende apuração ampla na CPI do Lixo para garantir transparência em contratos de limpeza pública
173 anos de Teresina: sessão solene celebra a cidade e seu povo
Enzo Samuel homenageia deputado Francisco Costa com a Medalha do Mérito Legislativo