
Câmara Municipal de Teresina comemorou o Dia do Jornalista em sessão solene na manhã desta terça-feira (08) no plenário, transmitida ao vivo pelo canal no YouTube. O autor da homenagem, vereador Fernando Lima (PDT), destacou o comprometimento com a verdade na atuação profissional dos jornalistas.

“Ontem, 7 de abril, foi comemorado o Dia do Jornalista. É impossível falar de jornalismo sem reconhecer o papel fundamental da imprensa livre na fiscalização do poder, na denúncia das injustiças, no combate à desinformação e na valorização das causas sociais. São repórteres de rua, redatores, apresentadores, editores, cinegrafistas, fotógrafos, produtores e tantos outros que fazem parte da engrenagem da notícia. Teresina, inclusive, vereadores que também são jornalistas, como a vereadora Samantha Cavalca, o vereador Petrus Evelyn e o vereador Pedro Alcântara”, disse.

O jornalista, advogado e vereador Pedro Alcântara falou sobre sua trajetória na profissão e contextualizou como a data foi escolhida:
“O italiano Giovanni Battista Líbero Badaró (1798–1830) fundou aqui um jornal que criticava o imperador Dom Pedro I. Acabou sendo assassinado. Morreu em agosto. E, quando Pedro I abdicou, no dia 7 de abril de 1831, a imprensa celebrou. Era uma festa. Pedro I era um carrasco da liberdade de imprensa. Além disso, o dia 7 de abril também marca a fundação da ABI, a Associação Brasileira de Imprensa, em 1908. Por isso, esse dia foi escolhido como o Dia do Jornalista. Acho que é mais que isso. É o Dia da Comunicação”, celebrou.

“O Pedro, inclusive, é um verdadeiro multimídia. Como ele mesmo brinca, começou lá no tempo da prensa de Gutenberg e hoje está bombando nas redes sociais”, contou o diretor da Rádio Pioneira, Dilson Tavares.
Dilson também relembrou, com carinho e bom humor, o sucesso do quadro Na Boca do Povo, criado em parceria com Pedro Alcântara, na Pioneira — um exemplo marcante de comunicação direta com o público. Ao citar a frase “O preço da liberdade é a eterna vigilância”, de Thomas Jefferson, ele reforçou a valorização da imprensa e o papel fundamental do jornalismo na preservação da liberdade e da democracia.

Para o jornalista e professor Nilson Santos, “o jornalista tem que ser polêmico, sim. Tem que provocar, incomodar. Às vezes, sou visto como um cara polêmico, mas foi o mundo que me exigiu isso”. Ele acrescentou: “jornalismo é compromisso, é responsabilidade”, e defendeu o jornalista que estuda, que pesquisa, que se forma.

A diretora-chefe da Folha Expressa, Pedrina Gomes, ressaltou a relevância de a Câmara Municipal homenagear os jornalistas da cidade, especialmente porque “é um pilar fundamental da democracia. Onde há informação de qualidade, há cidadania e liberdade”, afirmou.

Apesar de os jornalistas exercerem grande influência social, muitas vezes não têm espaço nos lugares de decisão política ou institucional, observou o coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de Teresina, Euro Viveiros. Ele destacou a inauguração da Sala de Imprensa Jornalista Francisco Magalhães, espaço dedicado aos jornalistas na Câmara, como uma atitude concreta de valorização da categoria.

“Uma coisa que considero fundamental na profissão é não se colocar como notícia. Você não é o protagonista. O protagonista é o povo, é a população. Quando comunicamos, o interesse deve ser o da sociedade, não do comunicador, nem do meio de comunicação. Outra coisa: para ser jornalista ou comunicador, é preciso ser direto, determinado”, finalizou o jornalista Gil Costa.

Durante a sessão, os vereadores Carpejanne Gomes e Eduardo Draga também manifestaram apoio aos profissionais da comunicação. “Contem com o nosso gabinete, contem comigo aqui nesta tribuna, sempre que precisarem”, declarou Draga Alana, reforçando o compromisso da Casa com a valorização do jornalismo e da liberdade de expressão.
Projeto de Luis André leva a magia do Natal às quatro zonas de Teresina no mês de dezembro
Vereador Petrus Evelyn critica manutenção de veto e cobra transparência sobre escolas irregulares após sanção da Lei Alice
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar