Compromisso público e a construção de políticas foi o tema da palestra “Propósito Legislativo”, ministrada nesta quarta-feira (26) pelo juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Daniel de Sousa Alves, durante as atividades de acolhimento à nova legislatura, que estão ocorrendo ao longo de todo o mês. Parlamentares e servidores foram recepcionados no salão nobre da Câmara Municipal de Teresina com uma apresentação cultural do Quarteto de Violões e pela presença do vereador decano da Casa, Valdemar Virgino (PRD).
Valdemar Virgino, decano da Casa, deu as boas-vindas e enfatizou a importância da palestra para o trabalho municipal, especialmente em relação à atuação da Câmara e à necessidade de estar atento às questões que precisam ser tratadas.
O juiz Daniel, que foi procurador-geral da Câmara Municipal de Teresina por cinco anos, trouxe reflexões sobre o papel do vereador, direitos sociais e a participação cidadã no processo de construção e implementação de políticas públicas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, com ênfase na melhoria dos índices 10 (Reduzir as desigualdades) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes).
“O Poder Legislativo é a linha de frente da representação dos interesses da população. As políticas públicas de iniciativa parlamentar têm um ponto importante: é nas leis da LDO, da LOA e do PPA que o vereador pode influenciar, sugerir, opinar e contribuir para o Executivo Municipal, na administração conjunta com o Prefeito, no caso. Costumo dizer que há sempre uma construção de caminhos entre o vereador, a população e determinados órgãos governamentais”, afirmou o juiz Daniel de Sousa Alves.
O vereador Zé Neto (MDB) ressaltou que muitos parlamentares são novatos, assim como ele está no primeiro pleito, e que esses encontros são importantes para o aprendizado, inclusive para aqueles que já estão no cargo há mais tempo.
“Para nós, que estamos chegando agora, cada dia aqui é um ensinamento", comentou o vereador Draga Alana (PSD). Ele falou sobre a importância de acompanhar a execução das leis já implementadas e de garantir que a população compreenda as funções do Legislativo. "O vereador não é o poder executivo", observou, referindo-se às expectativas da população em relação ao seu papel. Draga também destacou a necessidade de transparência nas ações legislativas e a relevância das palestras para o fortalecimento do mandato. "Essas palestras abrem a mente e ajudam a fortalecer o nosso trabalho”, concluiu.
Lucy Soares abre diálogo sobre acessibilidade na primeira reunião da Comissão da Pessoa com Deficiência
Vereador Fernando Lima recebe imagem de Senhora Sant’Ana, padroeira de sua cidade natal
Draga Alana cobra explicações da Águas de Teresina sobre falta de água na zona sudeste
Ministro do STJ Moura Ribeiro recebe título de Cidadania Teresinense
Isabel Fonteles recebe título de cidadania teresinense