Foi sancionada em Teresina a lei de autoria do vereador Petrus Evelyn (PP) que obriga a divulgação diária de informações operacionais das unidades de saúde do município. A medida tem como objetivo ampliar a transparência na gestão pública, fortalecer a fiscalização por parte da população e garantir um atendimento mais eficiente e digno aos teresinenses.
De acordo com o texto da lei, as unidades de saúde — incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e centros de saúde — deverão publicar diariamente, de forma clara, acessível e atualizada, dados como:
As informações deverão ser disponibilizadas nos canais oficiais da Prefeitura, como o site institucional e aplicativos utilizados pela gestão, em linguagem acessível à população.
Para o vereador Petrus Evelyn, a nova legislação representa um avanço no controle social e no direito à informação. “A população tem o direito de saber o que está acontecendo nas unidades de saúde. Essa transparência permite que o cidadão fiscalize, cobre melhorias e, acima de tudo, tenha mais segurança ao buscar atendimento. É uma lei que fortalece a gestão pública e coloca o cidadão no centro das prioridades”, afirmou.
A iniciativa também visa reduzir desigualdades no acesso à saúde e combater a desinformação sobre a situação dos atendimentos em Teresina. Ao oferecer dados públicos e atualizados, a lei permite que gestores, usuários e órgãos de controle atuem de forma mais integrada e eficiente.
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina
Vereadora Samantha Cavalca propõe ‘Lei do Abuso Zero’ para combater exploração sexual infantil em Teresina
Enzo Samuel avalia positivamente mudanças no aterro sanitário e destaca papel da Câmara