A Câmara Municipal de Teresina homenageou, nesta segunda-feira (24), os 54 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com uma sessão solene que reconheceu o papel da instituição na formação de cidadãos e no desenvolvimento acadêmico, científico e cultural. A celebração, proposta pelos vereadores Enzo Samuel, Venâncio Cardoso, Pedro Alcântara e Dudu, ocorreu às 11h, no plenário da Casa.
A solenidade teve início com a execução do Hino de Teresina pela estudante com deficiência visual da UFPI, Beatriz Rodrigues (voz), acompanhada pelo técnico de música Luciano Silva (teclado). Em seguida, o vereador Venâncio Cardoso falou da importância da UFPI para a formação de profissionais altamente qualificados, como mestres e doutores, que dedicam suas carreiras ao avanço do conhecimento e ao progresso da sociedade.
“Em pouco mais de cinco décadas, a UFPI se tornou um marco do desenvolvimento intelectual, social e econômico. A UFPI é a base de conhecimento necessária para impulsionar o crescimento do nosso estado. Assim como o investimento empresarial é o capital social para iniciar um negócio, a UFPI investe no capital humano, gerando inovação e pensamento crítico. Com muito orgulho, sou filho do professor Cardoso, que se aposentou em 2015 no departamento de Estruturas do Centro de Tecnologia”, disse Venâncio.
A magnífica reitora, professora Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, primeira mulher a ocupar a posição de reitora na instituição, fez um retrospecto dos marcos importantes da UFPI desde sua fundação, em 1º de março de 1971, até os dias atuais. Ela destacou a criação do Hospital Universitário e a expansão dos campi em Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba, sendo que este último foi desmembrado para formar a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
“A UFPI expandiu suas pesquisas científicas e passou a participar ativamente de redes acadêmicas nacionais e internacionais, ampliando sua influência e sua produção de conhecimento. Hoje, a universidade oferece 89 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, 68 cursos de mestrado e doutorado, além de diversas especializações. Esse avanço só foi possível graças ao estabelecimento de parcerias importantes com instituições nacionais e internacionais de pesquisa, além da participação ativa em editais que promovem a pesquisa e a inovação”, comemorou a reitora.
O pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI, professor Dr. Marcos Lira, listou os seis pesquisadores incluídos na lista dos mais influentes do mundo, em 2022, pela Universidade de Stanford, elevando a instituição piauiense ao patamar das mais renomadas do cenário global.
"Nos anos recentes, a UFPI se consolidou como uma instituição de excelência. O legado e o impacto social da UFPI, refletidos em seu reconhecimento nacional e internacional, são evidenciados pelas suas pesquisas inovadoras e aplicadas. Hoje, a UFPI é mais do que uma instituição de ensino; é um símbolo de progresso, inovação e compromisso com o futuro. Seu legado se fortalece a cada conquista. A UFPI segue firme em sua missão de formar cidadãos qualificados, produzindo conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, finalizou Marcos Lira.
Entre os representantes da UFPI, estavam o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, e as pró-reitoras Larissa Mendes (Administração), Gardênia Cabral (Ensino de Graduação) e Waleska Albuquerque (Extensão e Cultura). Também participaram a Superintendente de Tecnologia e Informação, Clédjan Torres, a Superintendente de Comunicação Social, Jacqueline Dourado, e o Superintendente de Recursos Humanos, Alexandre Rabelo Neto.
A cerimônia contou ainda com a presença de diretores acadêmicos e administrativos da UFPI, como os professores Vitor Sandes (diretor do Centro de Ciências Humanas - CCHL), Humberto Soares (diretor do Centro de Ciências da Natureza - CCN), Mykael Cardoso (presidente da Coordenadoria Permanente de Seleção - Copese), Marcelo Campos (diretor do Hospital Veterinário da UFPI - HVU), Poliana Fonseca (coordenadora geral de Estágios da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PREG), Djanira Cunha (coordenadora de Desenvolvimento e Acompanhamento Curricular da PREG), Gleison Monteiro (diretor Administrativo Acadêmico da PREG), Albemerc Moraes (diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia-NINTEC), Danielle Araújo (coordenadora de Cursos de Formação Profissionais e Políticas Sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura-PREXC) e dos professores Flávia Lorenne e Plínio Macêdo,
Também participaram da solenidade Rossana Maria Carvalho Seixas, diretora-geral da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA), que representou Raimundo Júnior, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI). Além disso, estiveram presentes o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, e o diretor executivo da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Ribeiro Júnior.
Lucy Soares abre diálogo sobre acessibilidade na primeira reunião da Comissão da Pessoa com Deficiência
Vereador Fernando Lima recebe imagem de Senhora Sant’Ana, padroeira de sua cidade natal
Draga Alana cobra explicações da Águas de Teresina sobre falta de água na zona sudeste
Ministro do STJ Moura Ribeiro recebe título de Cidadania Teresinense
Isabel Fonteles recebe título de cidadania teresinense