Projeto Câmara em Ação

Publicado em 19/09/2023

O programa de realização de atividades legislativas itinerantes da Câmara Municipal de Teresina, batizado de “Câmara em Ação”, foi instituído em fevereiro de 2023 pela Mesa Diretora que comanda o Legislativo no biênio 2023/2024, presidida pelo vereador Enzo Samuel (PDT).

De acordo com o documento, o Câmara em Ação leva a Câmara Municipal de Teresina até os cidadãos das diferentes zonas do município, buscando visitar os locais para obter sugestões, para debater os projetos importantes que estão em andamento na Casa e, também, novos projetos que porventura surgirão por meio desses debates. Ao mesmo tempo, a Câmara tem determinados programas ou projetos que viraram leis e estão produzindo seus efeitos, inclusive sociais, que precisam ser constatados e divulgados para que a população tome conhecimento da legislação que a beneficia.

O Câmara em Ação lançado na segunda metade da atual legislatura tem o formato que compreende duas fases. A primeira delas se dá durante a abertura da audiência pública, de tema diverso, onde a comunidade pode defender as prioridades que são discutidas e votadas pelos vereadores. Em seguida, são anunciados os serviços gratuitos à disposição da população.

“A dinâmica desses debates itinerantes permite a discussão de problemas in loco, ampliando o diálogo entre o Poder Legislativo e a sociedade, com os vereadores se deslocando e indo ao encontro das pessoas e dos representantes dos movimentos populares para ouvir as suas considerações e sugestões para melhor aplicação dos recursos públicos”, observa o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT).

Edições - Inaugurado em março deste ano, o projeto Câmara em Ação já passou por três zonas: Norte, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Santa Maria da Codipi; Sudeste, na Escola Municipal São Sebastião, no bairro Todos os Santos; e Sul, na Escola Municipal Júlio Lopes Lima, localizada no bairro Portal da Alegria.

Entre as ações à disposição da população estão o acesso a serviços de saúde, de documentação e registro, de qualificação profissional, de assistência social e de lazer.

Neuro em Ação - O programa está dentro do rol de atividades desenvolvidas no Câmara em Ação, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce das condições que afetam o neurodesenvolvimento infantil. Mais de 130 laudos assinados por neuropediatras foram emitidos, reduzindo a fila do sistema de saúde pública

Galeria