Projeto Escola na Câmara

Publicado em 09/10/2023

Criado em 2007, o Projeto Escola na Câmara é uma iniciativa que visa proporcionar aos estudantes uma oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Câmara Municipal de Teresina. Através de visitas guiadas à sede da Câmara, os alunos têm a chance de aprender sobre o importante papel desempenhado pelos vereadores na construção de uma cidade melhor e, assim, contribuir para a formação cidadã de crianças, jovens e adolescentes.

Presidente Enzo Samuel acompanhado dos vereadores 

O objetivo central do projeto é promover a educação cidadã, permitindo que os estudantes entendam como a Câmara opera e como as decisões tomadas nesse espaço afetam diretamente a vida da comunidade. Através de uma abordagem imersiva, os alunos percorrem os diversos setores do Palácio Senador Chagas Rodrigues, onde a Câmara está localizada, recebendo explicações detalhadas sobre a história e o funcionamento de cada área.

Durante a visita, os estudantes têm a oportunidade de ocupar os locais destinados aos parlamentares, como o plenarinho, o gabinete da presidência da Casa, o púlpito e a Mesa de Diretora no Plenário Bereador José Ommati. Nesses momentos, eles são incentivados a fazer perguntas, expressar suas dúvidas, opiniões e sugestões para contribuir com a construção de indicativos de Leis que possam melhorar a cidade de Teresina, tanto no presente quanto no futuro.

O Projeto Escola na Câmara é inclusivo e busca envolver participantes de diferentes culturas, deficiências, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais. Está aberto a estudantes do 6º ao 9º ano e do ensino médio, matriculados e com frequência regular em escolas públicas, privadas ou filantrópicas de Teresina.

Para as escolas interessadas em participar do projeto, é necessário fazer um agendamento prévio através do e-mail: comunicacao@teresina.pi.leg.br, com o assunto "Projeto Escola na Câmara". Dessa forma, as escolas podem garantir a oportunidade de seus alunos conhecerem de perto o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e contribuir para uma formação cidadã mais completa e consciente. O Projeto Escola na Câmara é uma iniciativa valiosa que fortalece o entendimento da democracia e a participação ativa dos jovens na vida política de Teresina.

Galeria