Valdemir Virgino

Nome Completo: Valdemir Sivirino Virgino

Partido: Sem Partido - SEM PARTIDO

Gabinete:

E-mail: ver.valdemirvirgino@teresina.pi.leg.br

Redes Socias:

Mandatos

Legislatura Nº 19 - Titular

Valdemir Virgino

Biografia

Valdemir Sivirino Virgino nasceu em 19 de janeiro de 1963 em Parnarama/MA, filho de Maria Sivirino Virgino e José Ribamar Virgino, ambos lavradores. É o segundo de uma família de 13 irmãos, tem 5 filhos, 4 netos e é casado com a psicóloga Vanuza Berto do Nascimento Virgino.

Valdemir Virgino viveu sua infância em sua cidade natal, onde cursou todo o ensino fundamental e morava com sua irmã mais velha Maria da Luz Virgino. Seus pais moravam na zona rural a 28 Km da cidade e o único meio de transporte era uma bicicleta, com a qual iam à cidade todos os fins de semana em busca da alimentação para a semana seguinte, pois no interior não tinha onde comprar.

Veio para Teresina em 1982 onde cursou o ensino médio na escola estadual Liceu Piauiense. Nesta época, morava de favor na residência de sua tia Esmeralda, na vizinha cidade de Timon. Em 1983, conseguiu seu primeiro emprego como assessor parlamentar no gabinete do vereador Acilino Ribeiro. Casou-se em 1984, indo morar no quintal da casa do sogro no bairro Poti Velho em Teresina.

Com a enchente de 1985, tomou a decisão de morar em sua própria casa num local seguro. Foi aí que conseguiu um pedacinho de terra na vila Risoleta Neves, onde reside até hoje.

A partir de então, iniciou sua trajetória política pelos movimentos sociais e comunitários sendo eleito presidente da Associação Comunitária dos Moradores do bairro onde morava, foi presidente da União dos Líderes Comunitários da Zona Norte de Teresina (Ulconorte) e diretor da Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí (Famepi). Participou de vários congressos e encontros dos movimentos sociais, ajudou na criação de 13 comunidades em Teresina. 

Foi diretor de mobilização e organização e de base da Secretaria Municipal do Interior e Assuntos Especiais na gestão do Prefeito Raimundo Wall Ferraz, diretor de recursos fundiários do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) na gestão do Governador Mão Santa, quando contribuiu para a regularização fundiária de vária comunidades do Piauí, a maioria em Teresina.

Foi presidente do diretório municipal do Partido Popular Socialista (PPS). Cursou filosofia na faculdade Religare em Teresina.

Se candidatou a vereador pela primeira vez em 1982, mas com muita perseverança só conseguiu se eleger na quinta tentativa, em 2008 pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) e ficou conhecido na época como vereador surpresa. Em 2010, assumiu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) onde prestou relevantes serviços na área ambiental.

Em 2012, se reelegeu vereador com 4.324 votos. Sua atuação se destaca através de vários indicativos de obras e serviço em Teresina, dentre os quais estão os semáforos em vários pontos na zona norte, saneamento básico pavimentação asfáltica em ruas da cidade. Através de emenda parlamentar conseguiu a liberação para asfaltamento de várias ruas na zona Norte.

Entre projetos de sua autoria aprovados e sancionados pelo Prefeito municipal, destacam-se o Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de todos os postos de combustíveis de Teresina a disponibilizarem calibradores de pneus. Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição do uso de capacete, touca e/ou capuz em estabelecimentos comerciais, industriais e órgãos públicos. O mais recente é a Lei 4.429, de 5 de agosto de 2013, que dispõe sobre a veiculação de propaganda no para-brisa traseiro dos veículos de taxi.

Durante sua trajetória no Piauí, uma de suas principais metas sempre foi defender os menos favorecidos e lutar para que a população tenha melhores condições de vida com emprego, saúde, educação e principalmente uma moradia digna. Atualmente é filiado ao Partido Solidariedade (SDD), como tesoureiro no Município de Teresina.

E em um ano de segundo mandato, foram elaborados 302 indicativos de Lei, muitos destes já realizados. Semáforo da Av. Jerumenha com Castelo do Piauí, no bairro Buenos Aires, da Av. João Isidoro França com Castelo do Piauí, no bairro Itaperú; O semáforo acionado por pedestre na Av. Duque de Caxias, no bairro Real Copagre; asfaltamento de várias ruas de Teresina; abastecimento de água do Povoado Coroatá, cobertura da quadra de esporte do bairro Água Mineral; reforma da rotatória do balão da Coca-Cola, terraplanagem das ruas do Povoado Soturno e do Recanto Santo Antônio entre outros.