A Câmara Municipal de Teresina ganhou novos protagonistas na manhã desta sexta-feira, 19. Cadeiras que costumam ser ocupadas por vereadores foram tomadas por alunos do Ensino Fundamental da Escola Batista El Shallon, que participaram da 3ª edição do Projeto Escola na Câmara em 2025.
Durante a visita guiada, os estudantes percorreram diferentes espaços do Palácio Senador Chagas Rodrigues, conhecendo a biblioteca, os gabinetes, a presidência, a galeria dos ex-presidentes, a Escola do Legislativo, o plenarinho, o salão nobre e até simulando uma audiência pública no plenário.
Os vereadores Enzo Samuel, presidente da Casa, Petrus Evelyn e Leondidas Júnior acompanharam a turma e aplaudiram o projeto.
“A função do vereador é fiscalizar e cobrar melhorias, mas também somos cobrados por vocês, pela população. Quero dar as boas-vindas e dizer que aproveitem ao máximo essa experiência, conheçam bastante este espaço e, quem sabe, tenhamos aqui futuros parlamentares”, incentivou Enzo Samuel.
Leondidas Júnior contou uma curiosidade e disse "vocês, enquanto vereadores, possuem imunidade para suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato, o que quer dizer que, durante o trabalho legislativo, podem expressar críticas e defender os interesses da população sem risco de censura, desde que não haja ofensas pessoais. Inclusive, a palavra parlamentar vem do francês parlez, que significa falar, e a principal função de um parlamentar é falar em nome de seus representados".
Já Petrus Evelyn, que presidiu a sessão simulada, acrescentou que "os vereadores são aqueles que representam a população. Diferente do prefeito, que representa o município como um todo, eles representam as pessoas e os diferentes segmentos da sociedade, sejam grupos específicos ou zonas da cidade”.
Entre os alunos, a empolgação cresceu quando tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões, perguntar e debater temas de interesse público, como saúde, mobilidade urbana, coleta de lixo e queimadas.
“Parabéns à Câmara, aos vereadores e a todos os funcionários. Somos muito gratos por essa oportunidade. A escola só tem a agradecer por esta iniciativa. É muito importante que estudantes e adolescentes conheçam desde cedo como funciona todo o processo legislativo. Sabemos que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes. Cada um tem sua função e não deve haver interferência de um sobre o outro. Vivemos em uma democracia onde esses poderes funcionam de forma independente e harmônica”, comemorou a experiência o diretor da Escola Batista El Shallon, professor Heli da Cunha Rodrigues Araújo.
Sindicato dos garis e Eturb prestam depoimento à 7ª e 8ª CPI do Lixo
Comissão de Saúde da Câmara realiza visita técnica ao Hospital São Carlos Borromeu, na zona Leste de Teresina
Prefeitura de Teresina solicita à Câmara autorização para operação de crédito de R$ 435 milhões
Escola do Legislativo inicia capacitação em inteligência artificial para servidores
Alunos da Escola Batista El Shallon conhecem a CMT na terceira edição de 2025 do Projeto Escola na Câmara