.jpeg?no-cache=1764093081609)
A Câmara Municipal de Teresina realizou, na manhã desta segunda-feira (24), audiência pública para discutir o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital. Para o vereador João Pereira, autor da iniciativa, os fatores que comprometem o uso dos rios são a ocupação desordenada, a ausência de projetos estruturantes e as mudanças climáticas que impactam diretamente o curso d’água e o aproveitamento turístico.
“Projetos como o Abraçando o Cais do Parnaíba, o Encontro dos Rios, o Píer do Zoobotânico, a Poticabana, a Floresta Fóssil e a Curva São Paulo são exemplos de iniciativas e espaços com grande potencial de valorização, mas que ainda carecem de investimentos em infraestrutura, preservação ambiental, segurança e acessibilidade, a fim de se consolidarem como polos turísticos, de lazer e de desenvolvimento sustentável”, disse João Pereira.
Além disso, o vereador vê a necessidade de debater a utilização das margens como espaços de convivência e entretenimento, defendendo “que os rios Parnaíba e Poti deixem de ser vistos apenas como limites geográficos e passem a ser tratados como ativos centrais da cidade”.
.jpeg?no-cache=1764093097614)
Atualmente, segundo o presidente da Associação de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes do Piauí, Rodrigo Santos, apenas dois serviços regulares de passeio funcionam no Encontro dos Rios. Um deles é o barco que sai do Pesqueirinho e o outro faz o trajeto até a ponte que liga ao povoado Santa Maria, retornando em seguida ao encontro das águas.

O secretário executivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, João Rodrigues de Azevedo Neto, anunciou que está trabalhando para criar um Comitê de Bacia Hidrográfica específico para o Rio Poti.
“Não adianta combater os problemas apenas em Teresina, já que a capital não é a nascente do rio. É necessário envolver outros municípios e até o estado do Ceará, que também tem responsabilidade sobre o Poti”, explicou João Rodrigues.
João Rodrigues acrescentou que a Semam já integra o grupo do Encontro dos Rios e participa ativamente de ações que buscam incentivar o uso sustentável desse patrimônio natural.
.jpeg?no-cache=1764093149421)
Permissionária há 10 anos no balneário Curva São Paulo, Maria Janaína de Sousa relatou o esforço de sua família para revitalizar o local, que estava “muito abandonado” quando chegaram. Segundo ela, o espaço tem grande potencial, o campo é excelente e os quiosques possuem uma boa estrutura que poderia ser melhor aproveitada, mas continuam fechados.
Vereadora Ana Fidelis acompanha apresentação do projeto de revitalização da área esportiva do Parque Brasil
Colégio Sagrado Coração de Jesus participa do 3º Escola na Câmara
Redução da jornada 6x1 é discutida em audiência pública
Audiência debate situação do transporte público da capital
Pedido de vistas adia votação de projeto sobre uso de banheiros femininos em Teresina
Câmara de Teresina conclui atualização de servidores e retoma funcionamento de sistemas