A Câmara Municipal de Teresina realizará, nesta quarta-feira (11), às 11h, uma Sessão Solene em alusão aos 50 anos da Embrapa Meio-Norte. A proposição é do vereador Inácio Carvalho, (PT), que destaca a importância da homenagem à empresa pública de pesquisa agropecuária que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Brasil, especialmente na região Meio-Norte, composta pelos estados do Piauí e Maranhão.
A Embrapa Meio-Norte foi criada em 1975, dois anos após a fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e completa 50 anos de atuação em 13 de junho de 2025. A Unidade é referência na geração de tecnologias e inovações voltadas para a realidade dos biomas locais, como Caatinga, Cerrado, Amazônia, Marinho-Costeiro e os ecótonos, zonas de transição ecológica, fortalecendo cadeias produtivas estratégicas e influenciando políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural e a redução das desigualdades sociais.
Durante a sessão, pesquisadores, técnicos e representantes da Embrapa serão homenageados pela contribuição à ciência, ao meio ambiente e à segurança alimentar do país.
“O trabalho da Embrapa Meio-Norte é um verdadeiro patrimônio para o nosso estado e para o Brasil. São cinco décadas de dedicação à pesquisa, à sustentabilidade e à melhoria de vida no campo. Reconhecer essa trajetória é reconhecer a força da ciência e da inovação na transformação social e econômica do nosso país”, afirmou o vereador Inácio Carvalho.
A sessão será aberta ao público e transmitida pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Teresina.
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
Última sessão do semestre aprova diretrizes orçamentárias para 2026
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina