Em audiência pública, FMS apresenta relatório de contas da saúde do 2º quadrimestre de 2025

Publicado em 30/09/2025 14:37
Por: Alexandre Fonseca
Ao centro, o vereador João Pereira e a presidente da FMS Leopoldina Cipriano

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal e presidida pelo vereador João Pereira, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) apresentou, na manhã desta terça-feira (30), o Relatório de Prestação de Contas da Saúde referente ao 2º quadrimestre de 2025.

O gerente de avaliação e monitoramento da FMS, Kledson Araújo, informou que o município de Teresina aplicou 32,35% de sua receita própria na saúde, segundo dados do SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde). “O município precisa investir 15%, mas Teresina já investiu muito mais do que o exigido por lei”, disse.

Gerente da FMS Kledson Araújo

De janeiro a agosto, foram executados R$ 1,081 bilhão em saúde. A principal fonte de custeio foi o Tesouro Municipal, responsável por 58,96% do valor, mais de R$ 657 milhões. “Considerando outras fontes, como a União e o Fundo Nacional de Saúde, esse total gasto equivale a 35%”, acrescentou o gerente.

O vereador João Pereira apresentou como encaminhamento a necessidade de um sistema que permita visualizar de forma imediata o histórico dos pacientes, seja pelo nome ou pelo CPF. Para ele, a medida garante a continuidade do tratamento e gera economia de recursos.

Participantes da audiência pública

Também acompanharam a audiência a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano; o diretor de Vigilância em Saúde, Walfrido Salmito; e o diretor de Planejamento, Francisco das Chagas Pádua.