Em comemoração ao Dia do Jornalista, Câmara presta reconhecimento à atuação dos profissionais

Publicado em 08/04/2025 15:26
Por: Alexandre Fonseca

Câmara Municipal de Teresina comemorou o Dia do Jornalista em sessão solene na manhã desta terça-feira (08) no plenário, transmitida ao vivo pelo canal no YouTube. O autor da homenagem, vereador Fernando Lima (PDT), destacou o comprometimento com a verdade na atuação profissional dos jornalistas.

Vereador Fernando Lima

“Ontem, 7 de abril, foi comemorado o Dia do Jornalista. É impossível falar de jornalismo sem reconhecer o papel fundamental da imprensa livre na fiscalização do poder, na denúncia das injustiças, no combate à desinformação e na valorização das causas sociais. São repórteres de rua, redatores, apresentadores, editores, cinegrafistas, fotógrafos, produtores e tantos outros que fazem parte da engrenagem da notícia. Teresina, inclusive, vereadores que também são jornalistas, como a vereadora Samantha Cavalca, o vereador Petrus Evelyn e o vereador Pedro Alcântara”, disse.

Jornalista e vereador Pedro Alcântara

O jornalista, advogado e vereador Pedro Alcântara falou sobre sua trajetória na profissão e contextualizou como a data foi escolhida:

“O italiano Giovanni Battista Líbero Badaró (1798–1830) fundou aqui um jornal que criticava o imperador Dom Pedro I. Acabou sendo assassinado. Morreu em agosto. E, quando Pedro I abdicou, no dia 7 de abril de 1831, a imprensa celebrou. Era uma festa. Pedro I era um carrasco da liberdade de imprensa. Além disso, o dia 7 de abril também marca a fundação da ABI, a Associação Brasileira de Imprensa, em 1908. Por isso, esse dia foi escolhido como o Dia do Jornalista. Acho que é mais que isso. É o Dia da Comunicação”, celebrou.

Jornalista Dilson Tavares

“O Pedro, inclusive, é um verdadeiro multimídia. Como ele mesmo brinca, começou lá no tempo da prensa de Gutenberg e hoje está bombando nas redes sociais”, contou o diretor da Rádio Pioneira, Dilson Tavares.

Dilson também relembrou, com carinho e bom humor, o sucesso do quadro Na Boca do Povo, criado em parceria com Pedro Alcântara, na Pioneira — um exemplo marcante de comunicação direta com o público. Ao citar a frase “O preço da liberdade é a eterna vigilância”, de Thomas Jefferson, ele reforçou a valorização da imprensa e o papel fundamental do jornalismo na preservação da liberdade e da democracia.

Jornalista Nilson Santos

Para o jornalista e professor Nilson Santos, “o jornalista tem que ser polêmico, sim. Tem que provocar, incomodar. Às vezes, sou visto como um cara polêmico, mas foi o mundo que me exigiu isso”. Ele acrescentou: “jornalismo é compromisso, é responsabilidade”, e defendeu o jornalista que estuda, que pesquisa, que se forma.

Jornalista Pedrina Gomes

A diretora-chefe da Folha Expressa, Pedrina Gomes, ressaltou a relevância de a Câmara Municipal homenagear os jornalistas da cidade, especialmente porque “é um pilar fundamental da democracia. Onde há informação de qualidade, há cidadania e liberdade”, afirmou.

Coordenador de Comunicação da CMT, Euro Viveiros

Apesar de os jornalistas exercerem grande influência social, muitas vezes não têm espaço nos lugares de decisão política ou institucional, observou o coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de Teresina, Euro Viveiros. Ele destacou a inauguração da Sala de Imprensa Jornalista Francisco Magalhães, espaço dedicado aos jornalistas na Câmara, como uma atitude concreta de valorização da categoria.

Jornalista Gil Costa

“Uma coisa que considero fundamental na profissão é não se colocar como notícia. Você não é o protagonista. O protagonista é o povo, é a população. Quando comunicamos, o interesse deve ser o da sociedade, não do comunicador, nem do meio de comunicação. Outra coisa: para ser jornalista ou comunicador, é preciso ser direto, determinado”, finalizou o jornalista Gil Costa.

Jornalistas presentes na solenidade

Durante a sessão, os vereadores Carpejanne Gomes e Eduardo Draga também manifestaram apoio aos profissionais da comunicação. “Contem com o nosso gabinete, contem comigo aqui nesta tribuna, sempre que precisarem”, declarou Draga Alana, reforçando o compromisso da Casa com a valorização do jornalismo e da liberdade de expressão.