_1200x630.jpg?no-cache=1759337059553)
O vereador Leônidas Júnior (PSB) apresentou, nesta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Teresina, a proposta para que a Prefeitura disponibilize ônibus aos mais de 400 catadores de materiais recicláveis que estão impossibilitados de recolher resíduos no antigo lixão da capital e precisam se deslocar até os novos pontos de coleta de lixo.
“Ontem recebi também uma comissão de catadores, com assessoria jurídica, inclusive, no meu gabinete, e é estarrecedor nós imaginarmos que mais de 400 pessoas, trabalhadores que sobreviviam de um trabalho que é tão nobre, que é a reciclagem, estão hoje desamparados. Ouvir de um pai de família a incerteza de ter o recurso para alimentar seus filhos é uma preocupação que essa Casa deve ter, que o Poder Executivo deve ter”, destacou o parlamentar.
De acordo com Leônidas, a medida busca assegurar dignidade e condições mínimas de trabalho aos catadores. Ele explicou que não se trata de discutir a legalidade do fechamento do lixão — prevista em lei federal —, mas sim de encontrar alternativas concretas para que essas famílias não fiquem sem sustento.
“Coloquei, inclusive, como sugestão e quero colocar aqui para os demais colegas vereadores e para o prefeito de Teresina, para que a gente viabilize transporte para esses catadores irem até esses novos locais que foram destinados”, reforçou.
O vereador também relatou que os trabalhadores demonstram preocupação com o desperdício de materiais recicláveis que estão sendo enterrados, quando poderiam ser reaproveitados. Ao final, ele pediu sensibilidade da Prefeitura e manifestou apoio às reivindicações do sindicato da categoria.
Vereadora Fernanda Gomes destina recursos para assistência farmacêutica na Atenção Primária em Teresina
Projeto de lei acaba com exigência de documentos já existentes na Prefeitura de Teresina
Draga Alana destaca diálogo e compromisso com Teresina na abertura do ano legislativo de 2026
Luis André assume Secretaria de Articulação Institucional para fortalecer diálogo entre sociedade e gestão pública
Com lei de Draga Alana, professores têm acesso simplificado à meia-entrada em Teresina