Um projeto de lei que visa garantir aos consumidores de Teresina a opção de pagar débitos de água e energia no momento da suspensão do serviço começou a ser discutido na Câmara Municipal. De autoria do vereador Leondidas Júnior (PSB), a proposta determina que as concessionárias e terceirizadas a aceitarem cartão de crédito, débito ou PIX no ato do corte.
Pelo texto do PL, se o agente responsável pelo corte não estiver equipado com maquininha ou meio de recebimento por PIX, a suspensão do serviço não poderá ser realizada. Além disso, o pagamento deve ser oferecido no mesmo dia e antes da interrupção, assegurando que o usuário possa quitar o débito e manter o fornecimento.
A justificativa do projeto destaca a insatisfação da população com a falta de comunicação adequada por parte das empresas, principalmente da concessionária de água, e relata casos em que consumidores perdem boletos ou confundem contas, resultando em cortes evitáveis. A medida busca modernizar o atendimento, aumentar a transparência e evitar interrupções em serviços essenciais.
O projeto também prevê a possibilidade de as concessionárias cobrarem uma taxa de negociação em domicílio, desde que devidamente informada na tabela de preços e incluída na fatura seguinte.
Caso aprovada, a lei entrará em vigor 90 dias após sua promulgação. A proposta está em discussão no legislativo municipal e aguarda deliberação em plenário.
Petrus Evelyn denuncia invasões de terras e pede atenção das autoridades em Teresina
CPI do Lixo ouve empresas e ETURB em quatro oitivas seguidas
Câmara de Teresina realiza MasterClass sobre uso da Inteligência Artificial no setor público
Setembro Surdo é celebrado com debate sobre educação e inclusão
Draga Alana destaca papel do calçamento e asfaltamento na transformação de comunidades em Teresina
João Pereira tem projeto que muda sistema de sirenes em escolas aprovado em plenário