
O Projeto de Lei nº 174/2025, de autoria do vereador Dudu (PT), com coautoria dos vereadores Enzo Samuel (PDT), Pedro Alcântara (PP), Venâncio Cardoso (PT), Deolindo Moura (PT) e Teresinha Medeiros (MDB) foi aprovado na Câmara na manhã desta terça-feira (11).
O projeto autoriza o ingresso e a permanência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em quaisquer locais públicos ou privados de uso coletivo no município portando alimentos para consumo próprio e utensílios de uso pessoal. A autorização aplica-se inclusive a locais que possuam restrição quanto à entrada com alimentos e/ou objetos não adquiridos no local.
Em sua justificativa, o autor defende que a medida visa "garantir o direito das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) à inclusão e acessibilidade, respeitando suas necessidades alimentares específicas e rotinas particulares". O texto destaca que muitas pessoas com TEA possuem seletividade alimentar, intolerâncias, alergias ou dificuldades sensoriais que tornam essencial a possibilidade de portar seus próprios alimentos e utensílios.
O projeto foi aprovado em duas votações e agora aguarda a decisão do Poder Executivo para ser transformado em lei.
Vereadora Fernanda Gomes destina recursos para assistência farmacêutica na Atenção Primária em Teresina
Projeto de lei acaba com exigência de documentos já existentes na Prefeitura de Teresina
Draga Alana destaca diálogo e compromisso com Teresina na abertura do ano legislativo de 2026
Luis André assume Secretaria de Articulação Institucional para fortalecer diálogo entre sociedade e gestão pública
Com lei de Draga Alana, professores têm acesso simplificado à meia-entrada em Teresina