
A Câmara Municipal de Teresina realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado em 18 de novembro. A homenagem partiu do vereador Daniel Carvalho, que chamou atenção para a importância do conselheiros, que acompanham, diariamente, a vida de crianças e adolescentes em toda a cidade. Para ele, essa atuação faz dos profissionais verdadeiros guardiões do futuro de Teresina.

O vereador também informou que deve ser votada na Câmara a destinação de R$ 700 mil no orçamento de 2026 para a manutenção e melhoria dos conselhos tutelares.

“Eu sei do apoio que vocês precisam, mas também sei que as famílias precisam de vocês. As crianças e adolescentes que vocês defendem dependem dessa dedicação e desse compromisso para que a nossa realidade mude e para que o dia a dia das pessoas seja transformado”, disse a deputada estadual Ana Paula.
Além da celebração, a sessão também abriu espaço para queixas e reivindicações. Os participantes aproveitaram a data para cobrar melhorias nas condições de trabalho, especialmente em relação à estrutura e ao número reduzido de profissionais nos conselhos tutelares.

Conselheiro Tutelar por seis anos, o ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira, pontuou que, além de conhecimento e disposição, os conselheiros precisam de condições materiais para atuar e reiterou o repúdio à desvalorização do Conselho Tutelar e à falta de estrutura adequada para o exercício das funções.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano