Audiência pública debate reajuste salarial de conselheiros tutelares

Publicado em 26/02/2024 17:27
Por: Alexandre Fonseca

O vereador Alan Brandão foi um parlamentares que solicitaram a audiência

A Câmara Municipal discutiu na manhã desta segunda-feira (26) o reajuste da remuneração dos conselheiros tutelares de Teresina. O demonstrativo de custeio apresentado pela Coordenação Especial de Direitos Humanos da Prefeitura de Teresina prevê um aumento de 55%, chegando a R$ 4.500,00.

Vários parlamentares foram à tribuna defender o reajuste salarial para a categoria. “É um trabalho árduo, muitas vezes com pouca estrutura. 12 anos que vocês não têm aumento. Se tivessem sido feitos no decorrer dos anos, estaríamos aqui tratando de outras demandas”, afirmou Alan Brandão.

Conselheiros presentes na audiência pública

Já o vereador Ismael Silva quis entender onde os recursos do ano passado foram aplicados. “Quando o orçamento chegou a esta Casa, não tínhamos acesso a nenhuma dessas despesas. Nos comprometemos que aquilo que entrasse de extra seria para essa questão salarial”, disse.

O coordenador especial de Direitos Humanos do município, André Santos, representou o município

Segundo o coordenador especial de Direitos Humanos do município, André Santos, a solicitação pedindo o reajuste já chegou ao chefe do Executivo. "Foi uma comissão, inclusive, que fez a entrega. Nós reiteramos ao secretário de Planejamento. Em momento nenhum a coordenadoria barrou”, explicou.

Conselheiro tutelar Melquesedeque da Silva

“Para recompensar toda essa perda salarial, nosso salário deve, no mínimo, dobrar. Precisamos do reconhecimento do poder público. É a garantia que podemos lutar pelos direitos das crianças e adolescentes”, defendeu o conselheiro tutelas Melquesedeque da Silva.

Participantes em registro após a discussão

Os conselheiros tutelares atuam na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Atualmente o município conta com 35 conselheiros, escolhidos em votação pública. A remuneração atual é de R$ 2.886,17.

A audiência pública foi uma proposição dos vereadores Joaquim Caldas, Deolindo Moura, Fernanda Gomes, Pollyanna Rocha e Venâncio Cardoso.