
A Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta quarta-feira (16), uma audiência pública para discutir os desafios e estratégias para ampliar a cobertura vacinal das crianças na capital. O debate, proposto pelo vereador João Pereira, reuniu gestores da saúde, representantes de instituições públicas, profissionais da área e entidades parceiras que atuam na proteção da infância.
“A vacinação é uma das medidas mais eficazes de prevenção em saúde pública, responsável pela erradicação e controle de diversas doenças infectocontagiosas. Essa união de esforços vai permitir que Teresina aumente seu índice de vacinação entre as crianças. Esse é o desafio que precisamos enfrentar diariamente, para reduzir as lacunas na cobertura vacinal. Vamos, cada vez mais, discutir estratégias para alcançar 95% de cobertura para nossas crianças. Vacinar é um ato de amor”, afirmou o vereador João Pereira.

O parlamentar também defendeu a criação de um centro de referência em imunização infantil, a implantação do cartão único da criança com o histórico completo de saúde e a agilização de cirurgias eletivas pediátricas, como parte de um plano mais amplo de fortalecimento da política municipal de saúde da criança.
.jpeg?no-cache=1761669155175)
Segundo a coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, médica Isabel Fonteles, primeira-dama do Estado, o programa conseguiu, em dois anos, alcançar as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
“Cada dose aplicada é um passo a mais para um futuro mais saudável, seguro e livre de doenças. A vacina representa um dos maiores recursos para a preservação da humanidade, sendo responsável por erradicar doenças mortais. Nosso estado estava com índice de cobertura vacinal abaixo de 85%. Colocamos como prioridade superar essa realidade, apoiando campanhas de vacinação, como Saúde em Dia, Campanha Nacional de Multivacinação, além de ações de busca ativa vacinal”, disse.
.jpeg?no-cache=1761669171790)
A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, enfermeira Leopoldina Cipriano, destacou as ações voltadas à vacinação infantil na capital, reforçou a importância da imunização para a saúde das crianças e anunciou iniciativas para ampliar a cobertura vacinal.
“Teresina tem o maior índice de vacinação do país, mas não podemos nos conformar. Precisamos garantir os 95% de cobertura preconizados pelo Ministério da Saúde, assim como faz o estado do Piauí. Temos uma equipe forte, resolutiva e presente em todos os bairros. Fazer saúde pública é responsabilidade de toda a sociedade, e essa audiência é fundamental para avançarmos ainda mais nesse objetivo”, afirmou.
A coordenadora de vacinação da FMS anunciou o lançamento do selo “Este Estabelecimento Apoia a Vacinação”, que reconhecerá empresas, instituições e organizações comprometidas publicamente com a promoção da imunização, contribuindo para o fortalecimento das coberturas vacinais na capital.
“Essa mobilização representa um compromisso coletivo com a saúde pública e o bem-estar da população. Ao exibir o selo em seus espaços físicos, os estabelecimentos ajudam a ampliar a conscientização sobre a importância da vacina e a elevar as coberturas vacinais”, completou.
.jpeg?no-cache=1761669251102)
Entre os encaminhamentos apresentados durante a audiência estão a ampliação da rede de atenção à saúde infantil, o fortalecimento da Frente Parlamentar da Primeira Infância, a integração de dados vacinais com outros sistemas de saúde e a realização de mutirões de vacinação nas zonas rural e urbana.
Ao encerrar a audiência, João Pereira destacou que o relatório final do encontro será encaminhado à FMS e ao Ministério da Saúde, servindo de subsídio para políticas públicas e programas de recuperação vacinal.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano